27 JUN 2014
MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA
SEMANA DO MEIO AMBIENTE FOI COMEMORADA EM OURINHOS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SMMAA) comemorou a Semana do Meio Ambiente em Ourinhos realizando diversas atividades. No dia 03 de junho, teve início com a palestra ministrada aos atiradores do Tiro de Guerra sobre a importância da educação ambiental, especificamente na área da reciclagem de resíduos sólidos, como forma de reduzir a quantidade de lixo através da criação de hábitos saudáveis de preservação do meio ambiente.

No dia seguinte, 04, funcionários da SMMAA participaram do evento no Centro de Vivência Ambiental na Votorantim Energia, onde foram expostos temas relacionados à conservação de áreas verdes urbanas e recursos hídricos objetivando apresentar vantagens econômicas, valorização do município, economia de recursos financeiros e na área de saúde.

Já no dia 05, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com a Unimaq foi realizado o plantio de 06 mudas de árvores no pátio da empresa, as espécies foram Quaresmeira, Aroeira Salsa e Ipê.

Na mesma data ocorreu uma Articulação Intermunicipal por meio da realização de Palestra e Visita à Campo na Estação de Piscicultura da Duke Energy de Salto Grande sobre “Reprodução e Importância do Repovoamento do Reservatório da UHE – Usina Hidrelétrica de Salto Grande/SP”. A palestra destacou as espécies aquáticas nativas regionais da fauna silvestre, onde envolveu uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ourinhos, Prefeitura Municipal de Salto Grande e Duke Energy.

Encerrando o dia 05 o grupo da UATI-FIO (Universidade Aberta à Terceira Idade das Faculdades Integradas de Ourinhos) recebeu orientações sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos no Colégio Objetivo pelo Gerente de Licenciamento Ambiental Rodrigo Andrey da SMMAA.

Na sexta-feira, 06, a EMEF Dr. Salem Abujamra visitou a maquete viva do projeto Microbacias II montada na Casa do Agricultor durante a 48ª FAPI pela CATI. A horta que representa a Agricultura Familiar do município e um espaço com trabalhos realizados com madeira de demolição e pneus inservíveis.

Em uma parceria com o Cebrac de Ourinhos e SMMAA, a Vila Operária recebeu mais de 50 mudas de árvores no dia 07. Uma turma de alunos receberam as instruções da maneira correta do plantio e quais espécies são adequadas para calçadas e áreas verdes.

As espécies foram variadas: Oiti, Quaresmeira, Aroeira Salsa, Escova de Garrafa, Jacarandá Mimoso, Acácia Imperial, Pitanga Roxa, Ipê Rosa, Ipê Amarelo e Ipê Roxo. Além disso, foram criados dois pilotos de floresta urbana, ação da diretiva de Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul, que consiste em plantar árvores de três espécies diferentes, dos dois lados da rua, em calçada ecológica.

O Secretário Diógenes Corrêa Leite, ressalta que ações ambientais são feitas constantemente. “Estaremos realizando inúmeras Ações Ambientais não só na Semana do Meio Ambiente como em todo o decorrer do ano, pois este ano iniciou-se a execução de vários projetos que havíamos provisionado”, declarou.