30 JUN 2014
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
PREFEITURA VAI INSTALAR LOMBOFAIXAS EM NOVOS PONTOS DA CIDADE

A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte, vai instalar lombofaixas em novos pontos da cidade. Trata-se de um dispositivo de segurança implantado principalmente nas vias onde há uma intensidade maior de veículos e excesso de velocidade.

“A lombofaixa vem coibir, disciplinar o trânsito de uma forma mais rígida quanto à velocidade dos condutores. Isso não é novidade em Ourinhos, alguns pontos como a Av. Domingos Camerlingo Caló já possuem o dispositivo de segurança”, informou o coordenador de Trânsito Alberto de Souza.

Alberto explica detalhadamente o dispositivo. “Esses dispositivos de segurança nada mais são do que elevações onde o motorista sente o obstáculo e a dificuldade e se vê obrigado a reduzir a velocidade. Também, por ser uma lombada mais extensa, pois têm aproximadamente 4,5m, o veículo entra nessa elevação da pista, sente a sinalização, o veículo fica estável e retorna à via pública com segurança, sem problema de um choque brusco, onde motorista ou motociclista pode perder o controle do veículo”, destacou.

A implantação de novas lombofaixas é um assunto que vem sendo debatido desde o início do ano e sua execução foi aguardada pela Coordenadoria de Trânsito até a publicação da resolução do CONTRAN. Os novos pontos que receberão lombofaixas são:

* Av. Altino Arantes, nas proximidades do cruzamento das Ruas Lopes Trovão e Silva jardim e em frente a SAE;

* Rua Moacir Cassiolato no Pq. Minas Gerais, perto do NEI Benedita Fernandes Cury;

* Rua Emídio Vicente “Zé Bonito”, nas proximidades do Cemitério na ligação do Jd. Itajubi com a Vl. São Luiz;

* Rua Antonio Saladini, próxima ao Colégio Jean Piaget COC;

* Rua Heraldo Nascimento Abujamra no Jd. Itamaraty;

* Rua 12 de Outubro na Vl. Margarida na região do Colégio Pólis.

Os pontos escolhidos são aqueles e que há excesso de velocidade, para garantir mais segurança a pedestres e motoristas que transitam pelas vias. “Desta forma, vamos contemplar locais próximos a escolas neste momento, assim como posteriormente perto das Unidades Básicas de Saúde e em outros pontos que forem necessários”, pontuou Alberto de Souza.

FOTOS: Lombofaixas já instalatas em Ourinhos na Av. Domingos Camerlingo Caló