04 JUL 2014
ESPORTES E LAZER
OURINHOS CONQUISTA MAIS DE 50 MEDALHAS NOS JOGOS REGIONAIS

Entre os dias 17 e 28 de junho, a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SEMESPOR) enviou uma delegação para Osvaldo Cruz, a fim de disputar os 58º Jogos Regionais.

A delegação ourinhense encerrou a participação na competição com 51 medalhas, sendo 8 de ouro, 21 pratas e 22 bronzes. Na classificação geral, Ourinhos alcançou 134 pontos e manteve a posição do ano anterior, 6º lugar.

A evolução da delegação ourinhense é notável, em 2012 os atletas da SEMESPOR ficaram a 27,5 pontos atrás do quinto lugar (Paraguaçu Paulista), em 2013 foram 5,5 pontos que separaram do quinto (Tupã), este ano foram apenas 02 pontos de diferença para Osvaldo Cruz (5º lugar de 2014).

Em relação ao ano passado Ourinhos fez 17 pontos a mais na classificação geral. Além de que a evolução também pode ser visto no quadro de medalhas, em 2012 foram 28 conquistadas, no ano passado 50 e neste ano 51.

Segundo o Secretário de Esportes Newmar José Sackis, que acompanhou a delegação ourinhense durante toda competição, alguns detalhes foram decisivos para Ourinhos não ter melhorado a sua colocação na classificação geral.

“Esta posição de meio de tabela não é a que gostaríamos, todavia temos trabalhado para melhorar. Inclusive este ano foram apenas dois pontos que nos separou do quinto colocado. Caso tivéssemos levado equipes em todas modalidades teríamos condição de ter pontuado mais e passado a cidade anfitriã na classificação final. Porém alguns problemas dificultaram que tivéssemos uma delegação completa, por exemplo o ciclismo é disputada durante cinco dias no meio de semana, logo nossos atletas que trabalham e estudam não puderam participar dos Jogos Regionais”, informou Newmar.

RENOVAÇÃO E PRATAS DA CASA

O Secretário de Esportes também destacou que Ourinhos prioriza atletas ourinhenses, além de passar por uma fase de renovação. “O regulamento dos Jogos Regionais permite a contratação de atletas federados, assim algumas cidades contratam até equipes inteiras para disputar a competição. Nós, priorizamos atletas “pratas da casa”, pois o pedido da Prefeita Belkis Fernandes é que o esporte seja desenvolvido para o povo ourinhense. Desta forma, valorizamos ainda mais nossa população e cidade”, ressaltou.

Além da dificuldade de competir contra atletas federados, a delegação ourinhense convive com outro fator, a renovação dos atletas. “Investimos pesado na formação de base, a fim de colher resultados para os próximos jogos. Temos times para disputar por 2, 3 até 4 anos. Muitos de nossos atletas já atingiram uma certa idade e já não podem mais disputar os Jogos Regionais por conta de compromissos, como estudos e trabalho. Esta é a realidade de várias modalidades como futebol masculino, xadrez, entre outras”, frisou Newmar.

ATLETAS PARALÍMPICOS

Poucos meses antes da realização dos Jogos Regionais, a equipe técnica de atletismo da SEMESPOR começou a realizar um trabalho a fim de encontrar atletas paralímpicos em Ourinhos. Esta foi a primeira vez que a SEMESPOR levou uma equipe paralímpica para a disputa dos Jogos Regionais.

Apesar do pouco tempo de trabalho, os atletas paralímpicos ourinhenses conseguiram conquistar medalhas e ajudaram na classificação geral final da modalidade. “Foi uma grata surpresa os nossos atletas paralímpicos. Tenho que agradecer o pessoal da APAE que ajudou na formação da equipe e o professor Homero que fez um ótimo trabalho. Para o próximo ano, teremos uma equipe maior de PCD (pessoas com deficiência física), nossa meta agora é conquistarmos atletas paralímpicos também para natação”, declarou o secretário de Esportes.

“Fizemos o trabalho de praticamente um mês e já deu resultado. Temos agora mais tempo para sentar e organizar. Teremos um tempo maior para os próximos Jogos e poderemos desenvolver melhor as atividades com os PCD. É um trabalho minucioso a ser feito, tem que ser realizado uma classificação nas categorias, de acordo com o grau de deficiência. Além disso, agora que Ourinhos conquistou o Centro de Iniciação do Esporte (CIE), onde tudo será adaptado para os atletas paralímpico. Assim, obteremos melhores resultados além de incluir as pessoas com deficiência na sociedade”, acrescentou Newmar.

CLASSIFICADOS PARA JOGOS ABERTOS:

Os Jogos Regionais são também um passaporte para os Jogos Abertos, que serão disputados este ano em Bauru em novembro.

Ourinhos classificou as seguintes modalidades para os Jogos Abertos: futebol e futsal feminino, Malha, judô, capoeira feminina. “Tivemos mais equipes classificadas para os Jogos Abertos do que ano passado, o que nós deixa contente. Além destas modalidades, outros atletas conquistaram índice individuais para a disputar a competição em Bauru. Assim, continuaremos com o trabalho para que Ourinhos tenha uma boa participação também nos Jogos Abertos.”, declarou Newmar.