22 JUL 2014
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE FOI PRORROGADA ATÉ 1º DE AGOSTO

Considerando-se que a meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe ainda não foi atingida por muitas cidades do Estado de São Paulo, em especial no grupo de crianças e gestantes - não foram alcançadas as coberturas vacinais em crianças (79,27%) e em gestantes (70,19%), a Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado informa que foi prorrogada até o dia 1º de Agosto a Campanha contra a Influenza.

Em Ourinhos a cobertura vacinal em gestantes continua baixa e a cobertura em idosos está em 78,59%. “Pedimos que as gestantes que ainda não tomaram a vacina que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima para se imunizar, pois a vacina contra é gripe é importante não só para a gestante, quanto também para o bebê que ela está esperando”, alertou a diretora de Vigilância Epidemiológica Lília Sionéia Béccheri.

Confira abaixo os dados da Campanha Influenza, registrados até o dia 10 de julho em Ourinhos:

VACINADOS CONTRA A GRIPE, POR GRUPO PRIORITÁRIO E COBERTURA VACINAL

Crianças 6 meses a < 5 anos – 5.761 = 93,61%

Profissionais de Saúde – 1.910 = 85,12%

Gestantes – 759 = 70,54%

Puérperas – 240 = 135,59%

Pessoas 60 anos e mais – 10.857 = 78,59%

Total - 19.527

Continuarão sendo vacinados até o dia 1º de agosto:

a) OS GRUPOS PRIORITÁRIOS:

idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade,pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde segunda dose em crianças as crianças que nunca foram vacinadas (primovacinadas- receberão duas doses): devem retornar para a segunda aplicação da vacina 30 dias após a primeira.

b) OUTROS GRUPOS SEM COMORBIDADES:

Professores da Educação Infantil, Fundamental e também o Ensino Médio (públicos e privados) incluindo também os demais funcionários desses estabelecimentos; a Polícia Militar e Civil, incluindo os bombeiros; os carteiros e os administrativos dos Correios. Acrescidos os Policiais Rodoviários Federais (PRF) que atuam no estado de São Paulo em 2014.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA GRIPE

A vacinação contra a influenza é uma importante ação de prevenção da gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Além da vacinação anual nos grupos prioritários devem ser adotadas as medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A influenza é uma doença muito comum, acometendo milhões de pessoas em todo o mundo, todos os anos, com maior transmissão durante o período do inverno.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em pessoas dos grupos prioritários, a gripe pode apresentar complicações que levam a quadros graves, com necessidade de hospitalização.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico.

O Ministério da Saúde distribuiu aos estados 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina é segura, sendo contraindicada para pessoas que têm alergia a ovo.

FOTO: As grávidas que ainda não se vacinaram devem se imunizar, para proteger a elas e seus bebês