20 SET 2013
SAÚDE
Dr. Gilberto Severino ministra palestras sobre o “Dia Mundial da Doença de Alzheimer”

Durante esta semana o vice-prefeito de Ourinhos, o médico Dr. Gilberto Severino ministrou palestras de orientação sobre a Doença de Alzheimer, cuja data é celebrada neste sábado, dia 21 de setembro, visando a sensibilização para a demência, um desafio para o preconceito e orientando as famílias, profissionais, comunidades e sociedades sobre como lidar e tratar a pessoa com Alzheimer.

Foram ministradas quatro palestras sendo duas no Centro de Saúde I “Postão” para os profissionais da área da Saúde, uma no Rotary de Ourinhos e uma na EMEF Profª Amélia Abujamra Maron. “Nosso objetivo com as palestras é mostrar a interferência da doença no cotidiano do ser humano, bem como o impacto da mesma nos familiares e cuidadores. Temos que orientá-los sobre como cuidar dos portadores da doença de Alzheimer, pois a doença não é fácil, se torna um fardo para as famílias e a participação dos profissionais da saúde é muito importante nesse processo”, explicou Dr. Gilberto.

A principal característica da doença é a idade. Os idosos acima de 65, 70, 80 anos são os mais propensos a desenvolver o Alzheimer. “Mas os jovens também podem desenvolver. Isso também está relacionado com o histórico da doença na família. Outras características são também o déficit cognitivo, a perda da memória, os episódios de confusão, que são os delírios, muito típicos nessa idade. Outro fator é também a memória remota, o esquecimento de fatos recentes e as lembranças antigas. O Alzheimer é uma doença silenciosa, lenta. É importante frisar que você pode ter esquecimentos, mas quando não afeta sua rotina não há problemas, mas a partir do momento que começa a afetar sua linguagem, seu comportamento, é preciso tratar”, destacou.

O tratamento para a doença de Alzheimer existe, sendo o farmacológico e o não farmacológico. “O farmacológico retarda a doença e o não farmacológico é o mais importante, pois é feito por uma equipe que envolve profissionais da saúde como médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e a família. A primeira coisa necessária é reconhecer as causas, diagnosticar a doença e aplicar o tratamento, que pode ser feito com estímulos à mente, como prática de atividades físicas, passeios, jogos de cartas, de tabuleiros, damas, videogame e principalmente o carinho, atenção, afeto, o abraço de familiares e pessoas queridas, porque tudo isso possibilita que não haja uma degeneração muito rápida”, frisou Dr. Gilberto.

Prefeita Belkis Fernandes e alunos da EJA também assistiram a palestra

Na noite da última terça-feira, 17, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron”, bem como das EMEF’s “Profª Jandira Lacerda Zanoni” e “Profª Evani Maioral Ribeiro Carneiro assistiram juntamente com a prefeita Belkis Fernandes e a secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Mores, a palestra de conscientização sobre o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, proferida pelo médico e vice-prefeito, Dr. Gilberto Severino.

“Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável, mas que possui tratamento que permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Cada paciente de Alzheimer sofre a doença de forma única, mas existem sintomas comuns, sendo o primário, a perda de memória. Quando a suspeita recai sobre o mal de Alzheimer, o paciente é submetido a uma série de testes cognitivos e radiológicos. Conforme o avanço da doença, outros sintomas vão aparecendo como: confusão mental, irritabilidade, agressividade, alteração de humor, falhas na linguagem, perda de memória e, em longo prazo, o paciente começa a desligar-se da realidade”, relatou Dr. Gilberto Severino.

A secretária Maria Tereza agradeceu a presença da prefeita e a disponibilidade do Dr. Gilberto em participar de ações que tanto contribuem para a formação dos alunos, uma vez que estes atuam como disseminadores das informações junto à comunidade. A prefeita Belkis Fenandes parabenizou os alunos pelo empenho nos estudos e estimulou-os na continuação do processo educacional.

FOTOPrefeita Belkis Fernandes e alunos da EJA assistem a palestra proferida pelo Dr. Gilberto Severino sobre Alzheimer na Escola Amélia Abujamra Maron