21 SET 2013
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CAMPANHA DE DEFESA DOS DIREITOS COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA REALIZA SEMINÁRIO NA PRÓXIMA SEGUNDA

Na próxima segunda-feira, 30, a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) promoverá na Faculdade Estácio de Sá o seminário “Direitos da Pessoa com Deficiência: Uma história de luta por uma política inclusiva”, que será ministrado pela deputada Estadual Célia Leão.

O seminário faz parte da programação da Campanha de Valorização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência “OLHA EU AQUI! DE NOVO”. A campanha iniciou na última segunda-feira, 23, com uma roda de conversa entre os funcionários da Secretaria de Assistência Social, APAE e AADF com adolescentes dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS. Foram abordados diversos temas entre eles os tipos de deficiência, direitos da pessoa com deficiência e atividades da APAE.

Na oportunidade os adolescentes participaram da dinâmica de “Vivenciando as Diferenças”, na qual eles andaram pela faculdade, e realizaram tarefas diversas em cadeira de rodas, com olhos vendados, de muletas e outros equipamentos ortopédicos. Ao final, os participantes relataram o que puderam sentir durante a experiência.

Durante esta semana, 16 a 20, os adolescentes fizeram a divulgação, por meio de panfletos, dos direitos da pessoa com deficiência nas regiões dos CRAS, bem como convidaram as pessoas para participarem do seminário que ocorrerá de segunda-feira.

O evento contará ainda com as apresentações de teatro, dança e do grupo de handebol sobre rodas. A campanha contou com o apoio da Associação de Assistência ao Deficiente Físico (AADF), APAE, Faculdade Estácio de Sá e Secretaria Municipal de Cultura.

Para mais informações sobre a campanha e sobre o direito da pessoa com deficiência entrar em contato pelos telefones: (14) 3302-6300/ 3324-5416 / 3302-3030.

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro. A data foi instituída pelo movimento social em Encontro Nacional realizado em 1982, e oficializado em 2005, pela Lei nº 11.133, de 14/07/2005.

De acordo com a assistente social Maria Inês Francisco a data é um momento para refletir e buscar novos caminhos de lutas por inclusão social, cidadania e participação plena, em igualdade de condições, para um contingente cerca de 45 milhões de pessoas que, segundo o Censo 2010 do IBGE.

“Para nós que somos do movimento da pessoa com deficiência esta data é de extrema importância para refletirmos sobre os direitos, o que avançou e o que precisa ser melhorado no que diz respeito às pessoas com deficiência”, ressaltou Inês.

Para celebrar a data, a secretaria de Assistência Social decidiu fazer a reedição da Campanha de Valorização e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A secretária de Assistência Social Maria Aparecida Finotti de Oliveira “Cidinha” afirmou que a campanha foi elaborada de forma bastante interativa.

“A campanha objetiva sensibilizar a população sobre a questão da defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Elaboramos diversas atividades interativas para provocar as pessoas a pensarem sobre a inclusão, potencialidades e habilidades da pessoa com deficiência”, afirmou Cidinha.

PROGRAMAÇÃO:

23.09.2013 – SEGUNDA-FEIRA

Local: Faculdade Estácio de Sá

13h30 – Recepção e Abertura

14h – Seminário: “Direitos da Pessoa com Deficiência: Uma história de luta por uma política inclusiva”.

Palestrante: Deputada Célia Leão

15h – Dança Carimbó – Projeto de Convivência da APAE

15h15 - “Deficiência e Eficiência, quem é o sujeito?” - Direção Karina Zimmerman (Teatro Fórum – Teatro do Oprimido), com alunos do Curso de Teatro da Secretaria de Cultura

16h – Coffee Break

16h20 – Apresentação Esportiva da AADF com o grupo de Handebol sobre Rodas “Superação sem Limites”

27.09.13 – SEXTA-FEIRA

Local: AERO – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ourinhos

19h – 3ª AADFest Balada Inclusiva

Promoção: Associação de Assistência ao Deficiente Físico – AADF

Entrada: Os interessados em participar do evento deverão entrar em contato com a AADF pelo telefone (14) 3324-5416 e retirar o seu convite gratuitamente. Os convites deverão ser retirados na AADF até o dia 27/09/2013 às 16h30. O endereço da AADF é Rua Independência, nº 230 - Vila Odilon.