06 SET 2014
ÍNDICE DO IDEB EM OURINHOS SUPERA META ESTADUAL E FEDERAL

O Governo de Ourinhos anuncia uma importante notícia: O INEP divulgou nesta sexta-feira, 05, que o índice obtido pelo município no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) superou a meta estadual e federal, alcançando o índice de 6.0 - na avaliação anterior, feita em 2011, o índice era de 5.3.

O IDEB visa avaliar o desempenho da educação com base nos dados obtidos através do Censo Escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão) e nas médias de desempenho nas avaliações da Prova Brasil, sendo medido a cada dois anos.

A prefeita Belkis Fernandes ressalta que o número demonstra a seriedade dos investimentos realizados na Educação. “Ficamos satisfeitos com o resultado, pois estamos investindo pesado na Educação. Queremos cada ano mais e, por isso, continuaremos capacitando nossos professores, melhorando cada dia mais a infraestrutura de nossas escolas, a merenda escolar, enfim, tudo o que compõe nosso setor educacional. Parabéns a toda a equipe, pois o esforço foi conjunto e valeu!”.

A Secretária de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes fala sobre o resultado alcançado. “Ourinhos além de atingir a meta, superou a meta para nós estabelecida para os anos iniciais e um grande avanço nos anos finais. Nos anos iniciais tivemos um avanço de sete décimos, que estamos com o IDEB 6, acima da meta estadual e nacional. Isso prova o trabalho que tem sido feito com capacitação e formação dos professores, sendo um grande resultado, nos colocando entre os melhores índices de educação básica do estado e do país”, comemora.

A Prova Brasil foi realizada pelos alunos do 5º e 9º ano no final de 2013. “É verificado o índice de aproveitamento, quantos alunos passam de ano, quantos reprovam. Fazem um cálculo e chegam a nota final. Pode-se pensar então que quanto mais alunos passarem de ano, melhor será a nota do IDEB, mas isso não acontece aqui em Ourinhos. Em 2011 acabamos com a progressão continuada. Aqui é assim, se o aluno não vai bem, ele não passa de ano. Então em Ourinhos podemos garantir que temos uma educação de qualidade, porque se o aluno tem dificuldade nós reprovamos sim e mesmo assim estamos acima das metas estabelecidas para a educação básica”, frisou a secretária Maria Tereza.

A excelência no resultado alcançada por Ourinhos se deve aos constantes aprimoramentos pelo qual passam os docentes da Rede Municipal, transferindo os conhecimentos adquiridos aos alunos. “A Prova Brasil avalia competências e habilidades dos alunos. Os professores são trabalhados nesse sentido, para que eles possam desenvolver essas habilidades de interpretação de texto e matemática, para que os alunos se desenvolvam nessas áreas, o que reflete quando eles fazem a Prova Brasil. Fora isso, temos muita formação para professores. Também fazemos provas e simulados para que os alunos se acostumem com isso, porque é um estilo de prova diferente do que os alunos da educação básica estão acostumados, pois eles utilizam gabarito, por exemplo e é isso a esse sistema de prova que os acostumamos”, pontuou Maria Tereza.

CONQUISTA REFLETE INVESTIMENTOS DO GOVERNO MUNICIPAL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

A Prefeita Belkis Fernandes parabenizou os alunos da Rede Municipal e toda a equipe de professores e funcionários da Secretaria de Educação pela conquista do índice de 6.0 no IDEB.

“Quero parabenizar os alunos pela dedicação e aos professores e toda equipe pelo empenho, na busca contínua de capacitações e aprimoramentos para oferecer um ensino de qualidade e transmitir seu conhecimento aos nossos alunos, que tem passado por provas e simulados para se habituarem ao estilo da Prova Brasil, demonstrando que todo investimento que temos feito na educação, com o fornecimento de apostilas e uniformes (inclusive para os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos), na revitalização das escolas já existentes e construção de novas unidades, pois tudo isso tem refletido positivamente nos resultados que temos alcançado. Parabenizo a todos e desejo que esses frutos continuem a ser colhidos nos próximos anos”, desejou Belkis.

Desde o ano passado a frota de veículos da Prefeitura vem sendo renovada. Só este ano a Secretaria Municipal de Educação conquistou cinco novos veículos para renovação da frota, sendo duas vans, com capacidade para transporte de 15 alunos cada adquiridas recentemente com recursos próprios; um ônibus viabilizado pelo Governo Federal foi adquirido por meio do programa “Caminho da Escola” do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação), sendo um veículo adaptado para o transporte de pessoas com deficiência física e destinado ao atendimento de alunos da zona rural.

Outros investimentos em infraestrutura também compõem os investimentos na educação. Novas escolas estão sendo construídas, as já existentes estão sendo reformadas e ampliadas por meio do projeto ‘Escola de Cara Nova’, que já agraciou o NEI Adelaide Mantovani e a EMEF Profª Jandira Lacerda Zanoni. Recentemente foram inauguradas as creches Pró-Infância do Jd. Flamboyant e a EMEF Profº José Martins no Jd. Itamaraty, e outras estão prestes a ser entregues à população.

Além dos investimentos financeiros e físicos, capacitações constantes são realizadas pelos professores acompanhando os avanços educacionais, pedagógicos e tecnológicos, como por exemplo os ótimos resultados obtidos pelos alunos em competições como Robótica, Olimpíadas Brasileiras de Física, Astronomia e outras.