09 SET 2014
SAÚDE
SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE CAPACITAM ALUNOS DA EMEF AMÉLIA MARON SOBRE SAÚDE DO ADOLESCENTE

Durante o mês de agosto, alunos da EMEF “Profª Amélia Abujamra Maron” participaram, na Secretaria Municipal de Saúde, das palestras referentesà saúde do adolescente, sob a coordenação dos profissionais da Saúde, a enfermeira Joice Vanessa Ferreira e a psicóloga Juliana Helena Faria.

O projeto surgiu em razão da fragilidade da comunidade da região em que está localizada a escola, uma área que, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, apresenta alto índice de gravidez na Adolescência.

O principal objetivo do projeto é a redução da maternidade precoce. Diante disso, as orientações foram fortalecidas entre a área de saúde e da educação, pleiteando a melhoria na qualidade de vida da comunidade envolvida.

Os temas abordados englobaram assuntos sobre Sexualidade, Métodos Contraceptivos, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hábitos de Higiene. Uma vez capacitados, estes alunos tornam-se disseminadores das ações aprendidas.

A aceitação e envolvimento dos alunos foram tão expressivos que o projeto terá continuidade no decorrer do ano, sendo um encontro mensal voltado para novas capacitações e avaliações das ações que serão realizadas pelos alunos.

É dever da família a orientação aos jovens, assim como a reafirmação é dever público, tendo como aliadas, neste caso, a educação e a saúde. A parceria entre as Secretarias Municipais são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho e os benefícios serão colhidos por uma sociedade de qualidade.

FOTO:Equipe da Saúde com os alunos da EMEF "Profª Amélia Abujamra Maron", Projeto Saúde do Adolescente