Uma das metas do Governo de Ourinhos é proporcionar saúde de qualidade para a população. Por conta disto, a Secretaria de Saúde tem vários programas para atender o ourinhense da melhor forma possível.
Um dos programas da pasta é o Hiperdia, que é destinado a pacientes hipertensos e diabéticos. Aproximadamente 13 mil pessoas são atendidas pelo programa. Todas as Unidades Básicas de Saúde são contempladas com o Hiperdia.
De acordo com a enfermeira responsável pelo programa no Centro de Saúde I (Postão) Andreia Ramos os pacientes diagnosticados com hipertensão ou diabetes fazem um cadastro para fazer parte do programa e recebem uma carteirinha.
“Por meio da carteirinha são marcados exames, por exemplo, de colesterol e trigliceres, além de agendamento dos retornos periódicos de acordo com o quadro de cada paciente”, informou a enfermeira.
Os pacientes podem retirar os medicamentos na própria unidade de saúde, gratuitamente. Os usuários podem obter mais informações e serem atendidos durante o horário de atendimento das unidades.
Além do acompanhamento médico, as unidades de saúde também realizam outras atividades com os pacientes. Nesta terça-feira, 07, foi promovida uma palestra sobre diabetes para os usuários do Postão.
O evento foi realizado em parceria com a ADO (Associação dos Diabéticos de Ourinhos), aconselhando os pacientes na melhor forma de tratamento da doença.
FOTO: Palestra sobre diabetes, promovida em parceria com a ADO