01 OUT 2013
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
Prefeitura prossegue com Campanha Educativa de Trânsito

Entre os dias 18 e 25 de Setembro, foi celebrada em todo o Brasil a Campanha Nacional do Trânsito. A data também foi lembrada em Ourinhos com uma campanha de conscientização realizada pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte, em parceria com o grupo S.O.S Alegria e a Polícia Militar.

De acordo com o coordenador de trânsito Alberto de Souza a campanha abrange a conscientização de condutores de veículos e pedestres com relação ao respeito à sinalização de trânsito. As ações da Semana Nacional do Trânsito deveriam terminar no último dia 25, porém foram estendidas por mais uma semana.

“No dia 26 foram colocadas faixas e distribuídos panfletos sobre a conscientização de trânsito pela cidade. A campanha se estenderá por mais alguns dias, continuando com panfletagem no comércio e escolas”, afirmou Alberto.

Além da Semana Nacional do Trânsito, a coordenadoria sempre desenvolve mecanismos para conscientizar a população sobre o respeito às leis de trânsito. Entre os novos projetos está a Escolinha de Trânsito.

Este projeto será desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde. A Escolinha de trânsito será alocada de forma itinerante em todas as escolas da rede pública do município e escolas particulares que tiverem interesse em aderir ao projeto.

“O projeto consiste na instalação de uma pista itinerante nas quadras das escolas que reproduzirá, na íntegra, as situações de trânsito. A conscientização deve começar na infância. Com a Escolinha os alunos poderão ter seu primeiro contato com as leis de trânsito”, destacou Alberto.

Alguns detalhes com relação à data de início e faixa etária de abrangência do projeto estão em fase de estudos.

Limite de velocidade e vagas para idosos e pessoa com deficiência

Entre as questões mais debatidas sobre o respeito estão o limite de velocidade e as vagas de idosos e pessoa com deficiência.

Com relação ao controle de limite de velocidade, a prefeitura implementou no começo do ano a fiscalização eletrônica. “Esta ação visa conscientizar a população sobre o respeito do código de trânsito brasileiro. Inicialmente tivemos um número alto de multas, todavia gradativamente foi reduzido. O condutor do veículo em Ourinhos tem reduzido sensivelmente sua velocidade e, consequentemente o número de infrações”, informou Alberto.

Sobre as vagas especiais o coordenador de trânsito afirmou existe um respeito das vagas, todavia acontecem casos esporádicos de desrespeito. “Sempre que existe uma solicitação de algum setor da sociedade, nós analisamos o local e implementos a vaga destinada ao idoso ou à pessoa com deficiência no lugar mais adequado”, declarou Alberto.

Vale ressaltar que as pessoas que tem necessidades especiais devem comparecer à coordenadoria de trânsito com seus documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência para adquirir o cartão de estacionamento do idoso ou da pessoa com deficiência, o qual dá direito as vagas correspondentes.

FOTOA AMO-SIM, em parceria com a prefeitura, aderiu a campanha e exibiu faixas educativas nas ruas de Ourinhos