A Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios – Tuberculose, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, termina nesta sexta-feira, 14 de novembro.
O objetivo da campanha, que está sendo realizada em todo o Estado de São Paulo é diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada.
A tuberculose é um problema de saúde pública mundial, mas é nos países em desenvolvimento que encontra os fatores que contribuem para o aumento de sua incidência: pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional.
No Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, a tuberculose é um importante problema de saúde pública. Nesses 22 países encontram-se 80% dos casos mundiais da doença. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com o risco de desenvolver a enfermidade.
A doença ainda é uma das maiores causas de mortalidade no mundo, dentre as doenças infecciosas curáveis. Todos os anos são estimados por volta de 9,2 milhões de novos casos e cerca de 1,7 milhões de mortes.