03 OUT 2013
Casa dos Ingleses abrigará Secretaria Municipal de Cultura e Espaço Cultural

Na última terça-feira, 01, a prefeita Belkis Fernandes, acompanhada de alguns funcionários e do secretário municipal de Cultura Fernando Henrique Mella Ribeiro “Cavezali”, visitou as obras de restauração da Casa dos Ingleses.

O local que pertencia à rede ferroviária e foi doado pela União ao município passa por reformas para que possa servir de novo espaço cultural para a cidade, bem como abrigar a sede da Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário Fernando Cavezali destacou que outras pastas estão envolvidas no processo de restauração da Casa dos Ingleses. “As secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Agricultura, além da SAE estão trabalhando nas reformas, limpeza do terreno, poda de árvores manutenção da parte elétrica e hidráulica da casa. Também já estabelecemos parceiras com as pastas de Educação e Desenvolvimento Econômico para futuros projetos no espaço”, informou Cavezali.

A mudança da Secretaria para a Casa dos Ingleses na Avenida Rodrigues Alves, nº 170 deve ocorrer no início de 2014, porém em dezembro o espaço já deve estar liberado para receber atividades culturais. Com a mudança a prefeitura irá diminuir custos, visto que a sede atual localizada na R. Dom Pedro I é alugada.

“Nossa intenção é sempre ter uma programação temática com duração de um mês, ou dois meses com exposições no local. Por exemplo, para a inauguração programada para dezembro pretendemos instalar a “Casa do Papai Noel”, em alusão ao Natal. Depois podemos acompanhar alguns eventos culturais da cidade, como por exemplo, Festival de Música e Dança Ourinhos, para potencializarmos a utilização do espaço”, explicou o secretário de cultura.

De acordo com o secretário os dois grandes salões da Casa terão uma galeria de arte para receber sarais, exposições, exibições de filmes entre outras diversas atividades. Já o espaço externo, irá se transformar na Praça das Artes.

“O espaço externo contará com um círculo da poesia, caminho pergolado com trilhos de ferrovias suspensos, locais para descansos, bancos e esculturas. Também terá um jardim de leitura, um pequeno auditório ao fundo. Aonde era a garagem será uma oficina que servirá de suporte para alguns eventos culturais e exposições de artes plásticas. Os muros ao redor do terreno serão derrubados, a fim do espaço tornar-se realmente uma praça”, concluiu o secretário.

Apesar da deterioração do espaço e das necessidades de restauração, a estrutura e fachada da “Casa dos Ingleses” não pode ser alterada, visto que o espaço foi tombado como patrimônio histórico municipal.

FOTOPrefeita Belkis Fernandes e secretário Cavezali com servidores da Secretaria Municipal de Cultura durante visita às obras da nova sede