A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou entre os dias 24 de outubro e 1º de novembro a 18º edição do Dança Ourinhos. O festival é um ponto de encontro entre alunos, professores e entusiastas da dança, com prática e experiência em workshops e também há oportunidade para que os dançarinos da Escola Municipal de Bailado mostrem seu talento em apresentações abertas ao público.
Os espetáculos aconteceram durante sete noites no Teatro Roque Quagliato, gentilmente cedido pelo Colégio Santo Antônio, com diferentes estilos: Coppélia (balé clássico de repertório); O Mágico de Oz (balé clássico); Conexões Urbanas (danças urbanas e populares); Luz, Câmera e Emoção: Nosso Jazz no Cinema (jazz); e Divertissement (coreografias variadas). A cada dia, cerca de 100 alunos participavam das apresentações, número que somando os sete dias de apresentação chegou a 1.092.
As oficinas foram realizadas no Centro Social Urbano (CSU) e no próprio Colégio Santo Antônio, nos níveis iniciante, intermediário e avançado. Professores experientes de Ourinhos e de outros municípios ministraram os workshops que contaram com a participação de 313 alunos. Outro destaque foi a avaliação física para bailarinos, um importante momento para os dançarinos conhecerem seus pontos mais fortes e os pontos para melhoria.
“Os festivais são um orgulho da nossa cidade. As apresentações são um momento especial e emocionante para nossos talentosos alunos, nas quais eles podem demonstrar para amigos e familiares todo o esforço dos ensaios e aulas durante o ano, e que, sem dúvida, valem muito a pena”, disse o secretário Jeferson Bento.