11 DEZ 2014
CAMPANHA “FIQUE SABENDO” REGISTRA QUATRO CASOS REAGENTES PARA HIV EM OURINHOS

Durante os dias 01 e 05 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAEDI (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Infecciosas) realizou a Campanha “Fique Sabendo” em Ourinhos, que teve como objetivo testar pessoas sexualmente ativas que nunca fizeram o teste rápido de HIV.

Durante a campanha, foram coletados um total de 192 testes no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/COAS), sendo 91 masculinos e 101 femininos. Dentre eles, 4 casos tiveram resultados reagentes, 02 masculinos e 02 femininos, que foram encaminhados para tratamento no SAEDI.

Na semana de 24 a 28 de novembro, a equipe de agentes do SAEDI também realizaram ações extramuros de coleta do teste de HIV na AMO-SIM, ETEC-Jacinto Sá, escola Virgínia Ramalho e Centro POP, onde foram coletados um total de 330 testes, sendo 187 masculinos e 143 femininos.

De acordo com a gerente do CTA, Marcela Caldeira, a campanha teve uma boa aceitação do público. “No geral podemos dizer que a campanha foi boa e que a procura foi realmente espontânea, ou seja, quem foi ao CTA é porque realmente queria fazer o teste e ficar sabendo sua sorologia.”

A campanha “Fique Sabendo” em Ourinhos conseguiu atingir a população chave definida pelo Ministério da Saúde, que são os adolescentes e moradores de rua. “Com a ida da equipe até a AMO-SIM e Centro POP foi possível realizar a testagem em adolescentes sexualmente ativos e que nunca haviam realizado o teste. Aproveitamos a testagem ainda para falar sobre a importância do uso da camisinha em todos as relações sexuais e sobre o aumento do HIV entre adolescentes e jovens em todo o Brasil”. Finalizou Marcela.

É importante destacar que todos os testes realizados extramuros foram entregues individualmente preservando o sigilo das pessoas. Nos casos negativos foram realizadas orientações sobre a prevenção das DSTs e HIV, com distribuição de folders, preservativos masculinos, femininos e gel lubrificantes.

Total geral da campanha segue tabela abaixo:

Sexo

Total de coletas