Ourinhos é destaque no desenvolvimento de atividades e projetos na área ambiental. Na tarde desta quinta-feira, 11, a prefeita Belkis Fernandes recebeu do Governo do Estado a certificação Município VerdeAzul.
O anúncio aconteceu durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. Belkis estava acompanhada do secretário de meio ambiente e agricultura Diógenes Correa Leite e de funcionários da secretaria. “É com grande alegria que recebemos essa certificação. Realizamos durante o ano um trabalho sério, planejado, que envolveu diversas secretarias e resultou nessa premiação. Quero parabenizar principalmente o secretário Diógenes e também o superintendente da SAE Haroldo Maranho. A integração de ações resultou em números positivos, que foram reconhecidos pelo Governo do Estado”, disse a prefeita.
Ourinhos ficou em 52º lugar no Ranking Ambiental Paulista 2014 – a melhor posição conquistada desde o início da certificação – e obteve nota 87.54. “Vale destacar que nossa cidade ficou em uma excelente colocação, já que somente 118 municípios do Estado conseguiram a certificação”, conta Belkis.
MUNICÍPIO VERDEAZUL
Lançado em 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
As cidades recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, o que comprova o ótimo trabalho desenvolvido em Ourinhos com sua nota 87.54.
Os municípios são avaliados em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
O selo VerdeAzul só é concedido aos municípios com nota acima de 80 e o certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.