Preocupada com a saúde dos animaizinhos de estimação, a Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, por meio da Vigilância Epidemiológica decidiu dar continuidadea vacinação anti-rábica no município, destinada a animais a partir dos 4 meses de vida.
“A população precisa ter ideia da gravidade que a doença pode causar, tanto para o animal, quanto para o ser humano. A raiva envolve o sistema nervoso central, levando a óbito em um curto espaço de tempo, portanto a única forma de prevenir a doença é vacinando o seu bichinho de estimação, tanto cães como gatos.” Disse a Diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilia Sionéia Becheri.
Para maior segurança dos animais, dos proprietários e da equipe de vacinação, a orientação é que no dia da vacina os animais sejam conduzidos por pessoas adultas e no caso de gatos o ideal é que ele seja levado dentro de alguma sacola, bolsa de lona, carrinho de feira ou caixa de transporte.
A dica para os donos de cães dóceis é que sejam levados com coleiras, guias ou cordas amarradas com um dedo de folga, para que possam ser bem contidos. Já os donos de cães bravos, o ideal é que levem os animais com focinheira e guia curta para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas.
Vale ressaltar ainda que é necessário levar a carteira de vacinação do animal. Caso o proprietário tenha perdido a caderneta, será fornecida outra.
A vacinação está sendo aplicada na nova sede do Núcleo de Controle de Vetores, localizada na Travessa Engenheiro Frontin, nº 86, Vl. Margarida, das 8h às 17h.