17 DEZ 2014
INSCRIÇÕES PARA A 9ª EDIÇÃO DO CURTA OURINHOS JÁ ESTÃO ABERTAS

O Curta Ourinhos, promovido pela Secretaria de Cultura, chega em 2015 à sua 9ª edição já consolidado como um dos mais importantes festivais de cinema de curta e média metragemdo interior paulista. O festival acontecerá dos dias 16 a 21 de março do ano que vem.

A proposta do Curta Ourinhos é apresentar ao público alguns dos principais filmes de curta-metragem produzidos na atualidade. Por meio da realização de oficinas, palestras e debates o festival visa o incentivo à circulação da produção brasileira desse formato no município de Ourinhos, formando novos produtores e público.

Os interessados em participar do festival terão até 31 de Janeiro de 2015 para efetuarem suas inscrições. No ato da inscrição o responsável deverá optar por uma das 4 (quatro) categorias, a saber: Ficção; Não-ficção/Documentário, Animação e Regional.

Poderão participar da categoria regional os filmes cuja produtora esteja situada nas cidades da Região de Governo de Ourinhos (Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Óleo, Ourinhos, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo e Timburi).

Para saber mais sobre regulamento e obter informações sobre o 9º Curta Ourinhos acesse o site:http://culturaourinhos.com.br/curta/

TROFÉU JARACATIÁ

Uma das novidades do 9º Curta Ourinhos é a premiação. Pela primeira vez, serão mais de dez mil reais em prêmios, divididos em quatro diferentes categorias, incluindo uma exclusiva para os produtores da região. O filme vencedor das categorias ficção, documentário e animação receberão R$ 3 mil reais cada. Para categoria regional o prêmio será de R$ 2 mil.

Além disso, o troféu também mudou. Em busca de um troféu que trouxesse algo da identidade ourinhense, a equipe organizadora do Curta Ourinhos veio com a ideia do Troféu Jaracatiá. O jaracatiá é a árvore símbolo da cidade, aparecendo inclusive em seu brasão e bandeira.

Para a concepção do prêmio, foi contratado o escultor Pablo Lakatos, uruguaio residente em Ourinhos desde 1985. Trabalhando em madeira, ele criou o novo troféu que será entregue aos vencedores de cada categoria.