05 OUT 2013
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO
Prefeitura lança programa “Agiliza Ourinhos”

Na manhã desta sexta-feira, 04, a prefeitura lançou o programa “Agiliza Ourinhos”, visando facilitar a vida da população, por meio de serviços com foco no empreendedorismo. Uma das primeiras ações do programa foi a instalação da “Sala do Empreendedor” junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A prefeita Belkis Fernandes explicou que o “Agiliza Ourinhos” foi criado para facilitar a vida dos investidores, daqueles que querem expandir seu empreendimento e também vai integrar serviços como o via rápida empreendedor, o poupatempo, o SIL (Sistema Integrado de Licenciamento) e também realizar a emissão de alvarás, dentre outras facilidades.

“Agradeço a todos pela presença e como primeira ação do ‘Agiliza Ourinhos’ inauguramos hoje a Sala do Empreendedor. Ourinhos está crescendo rapidamente e desta forma o desenvolvimento econômico tem que ter atenção especial. É a iniciativa privada que fomenta isso e nós da iniciativa pública temos que estimular, ter a sensibilidade de ouvir, dar agilidade aos serviços, desburocratizar o que for necessário, motivando as pessoas que querem investir. É nessa perspectiva que daremos continuidade ao que já foi criado e buscar novas alternativas de tirar profissionais da informalidade. Tudo isso é resultado da unidade, de uma teia social, onde juntos vamos potencializar todos os setores para que a cidade continue crescendo, com harmonia e de forma ordenada”, destacou a prefeita.

Representando a Câmara Municipal o vereador Alexandre Florêncio elogiou o programa. “Nós vereadores somos muito procurados por empreendedores de outras cidades e também de Ourinhos com a intenção de ajudá-los a diminuir a burocracia na abertura de empresas. Saúdo a prefeita porque são nas reuniões semanais que ela faz com os secretários que surgem ideias promissoras como essa. A Câmara apoia esse desenvolvimento, pois queremos que nossa cidade cresça com sucesso. Queremos que as empresas se desenvolvam com sucesso e são ações como essa que proporcionam o crescimento da cidade. Parabéns”, desejou.

O secretário de desenvolvimento econômico José Claudinei Messias agradeceu a presença de todos e falou sobre a iniciativa. “Essa sala tem como objetivo trazer os empreendedores, empresários e parceiros que temos como a Prefeitura, o SEBRAE, a Associação Comercial, o FIESP, SENAI, AIOR e a Câmara, as instituições vivas do nosso município que tem que discutir o futuro da cidade. Agradeço a prefeitura pela visão empreendedora que coloca em prática as ações visando o desenvolvimento de Ourinhos através do “Agiliza Ourinhos”, com uma visão de empreendedorismo com foco no desenvolvimento econômico, social e sustentável. Foram designados da prefeitura 18 agentes de desenvolvimento econômico, para que cada secretaria olhe para seu ambiente de trabalho e vislumbre ações em prol dos empresários, dos munícipes e da nossa cidade”, pontuou Messias.

“Agiliza Ourinhos” recebe elogios

Wilson Nishimura, gerente do escritório regional do SEBRAE de Ourinhos elogiou o lançamento do programa “Agiliza Ourinhos” e a criação da Sala do Empreendedor. “Vocês estão de parabéns por essa iniciativa ímpar, principalmente em prol do micro e pequeno empreendedor e a ideia é ampliar cada vez mais nossa parceria com a prefeitura. Parabéns pela visão. Contem com o SEBRAE”, frisou.

Um dos idealizadores da Sala do Empreendedor, o secretário de Planejamento e Finanças Henrique Fittipaldi Junior falou sobre o empreendimento. “Sempre tivemos ações voltadas para melhorar, principalmente o tempo de abertura das empresas, tendo instituído no ano de 2010 a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, para fomentar esse segmento, temos o SIL que também visa a celeridade na hora da abertura da empresa, desta forma nós da Finanças, juntamente com o Desenvolvimento Econômico idealizávamos esse espaço que hoje é uma realidade muito importante para o município”, pontuou.

O presidente da Associação Comercial Diógenes Correa Leite, o diretor da Secretaria de Cultura que é também diretor regional da FIESP Robson Martuchi, o representante da AIOR Ivo, também falaram sobre a participação das instituições que representem para alavancar o desenvolvimento econômico de Ourinhos e a secretaria de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes falou sobre um projeto piloto que a prefeitura vai encaminhar para a Câmara a fim de celebrar um convênio com o SEBRAE para despertar nos alunos a questão do empreendedorismo.

Também estiveram presentes no evento, que recebeu as bênçãos do pastor Carlos Water da 1ª Igreja Batista os vereadores Alexandre Florêncio, Alexandre Dauage, Aparecido Luiz, Roberto Tasca e Inácio J. B. Filho, além do chefe de gabinete da prefeitura Ronaldo Mori, secretários municipais e integrantes da Associação de Artesanato Feito a Mão.

FOTO: Prefeita Belkis Fernandes, vereadores Inácio, Zóio, Alexandre Enfermeiro, Roberto Tasca e Cido do Sindicato e o secretário Messias