Dando continuidade à ação “Todos Contra a Dengue”, a Prefeitura de Ourinhos, por meio das Secretarias de Obras, Serviços Urbanose Saúde está com os serviços de limpeza de terrenos, guias e sarjetas e recolhimento de galhadas no C.D.H.U.
A equipe de agentes de combate a dengue está realizando o bloqueio de criadouros do mosquito Aedes Aegypti na Vl. São José (próximo a COHAB) e bloqueio químico (nebulização), no Jd. Itajubi.
Mesmo com o intenso trabalho da Prefeitura para inibir os focos de mosquito da dengue, até o dia dois de fevereiro foram registrados 64 casos da doença em Ourinhos, sendo 59 autóctones e cinco importados.
Para a diretora da divisão de vigilância epidemiológica do município Lilia Sionéia Becheri, precisa haver uma maior conscientização por parte da população para evitar a proliferação do mosquito. “As pessoas precisam se conscientizar de que para ficar livre da dengue é preciso eliminar os focos do mosquito. E para eliminar os focos é necessário verificar todos os dias os recipientes que podem servir de acúmulo de água, pois é somente desta forma que podemos combater a dengue”.
Além da dengue, o mosquito Aedes Aegypti também pode transmitir a febre Chikungunya, doença que causa mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia, cansaço e acomete as articulações, causando inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço.