A Prefeitura de Ourinhos será a primeira beneficiada pelocódigo fonte do Sistema Gestor de Saúde desenvolvido pela Secretária de Saúde de Maringá, em parceria com a DB1 informática, para implantação do Portal Saúde Maringá.
Na última quinta-feira, 5, o prefeito de Maringá Roberto Pupin e o secretário de saúde de Maringá Antônio Carlos Nardi, assinaram o temo de cessão do código na presença do secretário de Saúde de Ourinhos André Luiz Camargo Mello.
O Secretário André agradeceu a administração pública de Maringá pela cessão. “Temos que destacar o pioneirismo do município de Maringá, que dentro de uma visão social, está cumprindo um papel de gestão pouco difundido no cenário nacional”, parabenizou.
De acordo com o secretário André, o sistema é completo e facilita a gestão da rede pública de saúde. “O sistema possibilita o total controle de exames, consultas, medicamentos, vacinas e periodicidade da prestação de serviço de saúde aos pacientes, o prontuário eletrônico. Tudo isto traz mais conforto e agilidade para a população ourinhense”, ressaltou.
A cessão do código fonte do sistema não tem custos a Ourinhos. “O Governo de Maringá disponibiliza gratuitamente estas informações. O nosso município foi o primeiro beneficiado desta iniciativa, pois fizemos de imediato o contato e providenciamos tudo o que é necessário para obtermos este código fonte”, informou André Mello.
Este novo sistema será implantado gradualmente. Com a novidade, a Secretaria de Saúde conseguirá prestar serviços de forma mais ágil a população. O secretário André ressalta que este é um processo contínuo. “Maringá demorou sete anos para chegar ao aperfeiçoamento e ainda continua desenvolvendo este software” frisou.
Além da agilidade e trazer benefícios para a gestão da pasta de Saúde, este sistema também trará vantagens econômicas para Ourinhos. “O Software foi disponibilizado gratuitamente e não terá custo para implantação. Um software similar a este para adquiri-lo e implanta-lo custaria cerca de R$ 800 mil e uma mensalidade em torno de R$ 20 mil”, explicou o secretário de Saúde.
De acordo com o Secretário André, será necessário que o Governo de Ourinhos faça uma licitação para contratação de uma empresa que irá implantar o sistema e capacitar os funcionários municipais a realizarem a manutenção e gestão do sistema.
“O nosso pessoal estando capacitado serão responsáveis pela disseminação do projeto no município. Assim, implantaremos o software gestor de Saúde, o Portal Saúde de Ourinhos e o cartão saúde do Cidadão, para que os munícipes tenha acesso a todos os serviços municipais de saúde de forma ágil”, esclareceu.
Vale destacar que a Secretaria de Saúde investiu em outras melhorias nos últimos anos. “Realizamos a informatização de todas as unidades de saúde, colocamos internet banda larga e novos computadores. Tudo isto para agilizar o atendimento e melhorar a gestão da pasta”, declarou André Mello.
FOTO: Secretário municipal de saúde André Mello, com prefeito de Maringá Roberto Pupin e secretário de saúde de Maringá Antônio Nardi, durante solenidade de assinatura de termo de cessão do código fonte do Sistema Gestor da Saúde.









