11 OUT 2013
Ourinhos recebe certificado de “Cidade Resiliente”

A prefeita Belkis Fernandes recebeu na manhã desta quinta-feira, 10, em São Paulo o certificado da Organização das Nações Unidas (ONU) que classificou Ourinhos como "Cidade Resiliente", que representa uma Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) e do Ministério da Integração Nacional.

É importante destacar que Cidade Resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Ser uma cidade resiliente requer uma união de esforços entre governos locais e a sociedade civil. O objetivo é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.

A prefeita falou sobre a importância do certificado para a cidade e parabenizou o trabalho da Defesa Civil de Ourinhos. “Essa certificação nos permite preparar a cidade e os nossos agentes da Defesa Civil sobre como agir em situações de catástrofes como, por exemplo, grandes vendavais e chuvas fortes, porque como diz o presidente da nossa Defesa Civil Ronaldo Mori, Ourinhos é uma cidade onde são raros os desastres ambientais e por ser uma cidade livre de barrancos, sem riscos de alagamentos, toda a capacitação que recebemos serve para que fiquemos alerta em casos que por ventura venham ocorrer. Aproveito para, em nome do Ronaldo Mori, parabenizar todos os agentes que atuam na Defesa Civil do município, sempre prontos a atender quaisquer chamados”, destacou.

Segundo guia da ONU, resiliência e redução de riscos de desastres devem fazer parte do desenho urbano e das estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável. São necessárias alianças fortes e ampla participação popular.

FotoA prefeita Belkis Fernandes recebeu o certificado de Cidade Resiliente da ONU