A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou ontem, 29, uma ação intermunicipal de educação ambiental com o Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Salto Grande em parceria com a Duke Energy.
A ação contou com a presença de alunos salto grandenses que puderam participar da palestra promovida pelo analista deMeio Ambiente da Duke Energy Luís Perino, sobre a reprodução dos peixes e a época da piracema. Em seguida realizaram a soltura de 30 mil alevinos da espécie curimbatá, na Represa Luiz Nogueira Garcez.
O diretor de Meio Ambiente de Salto Grande e Agrônomo Leandro Henrique Yoneda Guskuma ressalta o objetivo da ação. “Além de repovoar a represa de nosso município, a ação vem de encontro com as propostas de educação ambiental desenvolvida dentro das salas de aula, com o intuito de diversificar os temas relacionados à preservação ambiental da fauna”.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura Diógenes Correa Leite, a ação serve de exemplo para outros municípios. “Este tipo de evento intermunicipal que proporciona o aprendizado a respeito da educação ambiental dentro das realidades peculiares de cada município, podem ser aproveitadas e absorvidas por cidades circunvinhas para atingirmos um bem comum, que é o respeito pelo meio ambiente”.
“Aproveito para informar que estaremos realizando outras ações intermunicipais envolvendo Ourinhos e Salto Grande durante a Semana do Meio Ambiente, celebrada no período de 03 a 08 de junho”, finalizou Diógenes.
O evento também contou com a presença do CB PM Tavares e CB PM Luciano da Polícia Militar de Salto Grande, além dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Ourinhos e da diretora do Departamento de Educação de Salto Grande Gisele Butafava.