Em 2015, o Programa “Educação Viária é Vital” será implementado no Estado de São Paulo em 20 municípios. De 10 superintendências regionais do Detran-SP, Ourinhos foi um dos municípios selecionados e receberá o projeto.
O programa será implantado nas escolas municipais de ensino fundamental. O projeto é uma idealização do Detran-SP, sob a coordenação da Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização, em parceria com a Fundación MAPFRE.
O “Educação Viária é Vital” é uma ação educativa interessada em incentivar a pesquisa e a compreensão do trânsito a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos. O Programa atua diretamente com os educadores da rede pública (professores e coordenadores pedagógicos), fomentando a realização de projetos que favoreçam práticas de convivência harmoniosa no trânsito.
A Secretária Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes explicou que ainda neste primeiro semestre acontecerá a Capacitação presencial e a distância de profissionais de educação da rede municipal de ensino para o desenvolvimento de projetos educacionais relacionados ao trânsito.
Já no segundo semestre, será colocada em prática o segunda etapa do projeto. “Depois da capacitação dos professores, acontecerá o desenvolvimento prático dos projetos educacionais, em conjunto com os alunos. O Programa completo é desenvolvido por meio de 03 etapas temáticas e gradativas de construção de conhecimento, com duração de 01 ano cada. Logo, o projeto tem 03 anos de duração”, explicou Maria Tereza.
A primeira etapa será “Circulando pela Escola”, com foco na temática da Ética e na relação entre os pares. Neste momento será trabalhada a circulação dentro das salas de aula e no espaço da escola como um todo.
A segunda etapa será “Circulando pelo Bairro”, que tratará da Pluralidade Cultural e a relação entre diferentes pessoas. As ações se concentraram no entorno da escola ou no bairro como um todo.
A última etapa será “Circulando pela Cidade”, com foco no tema do meio ambiente e na relação entre diferentes grupos. As ações serão efetuadas na região da cidade em que se encontra a escola.
A Secretaria de Educação destaca que o projeto visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela segurança individual e coletiva. “Os professores já trabalham essas informações com relação ao trânsito, porém este projeto irá sistemizar o conhecimento. Este programa irá enriquecer a aprendizagem e trará mais conhecimentos para nossos alunos”, ressaltou.