A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura comunica a população sobre a responsabilidade de preservar as árvores e evitar a poda drástica.
De acordo com a Lei 863/67 Artigo 223 é proibido podar, cortar, danificar, derrubar, remover ou sacrificar árvores da arborização pública, sendo estes serviços de atribuição exclusiva da Prefeitura.
O secretário municipal da pasta Diógenes Corrêa Leite esclarece que apesar da certificação do curso de poda é preciso contatar a Secretaria de Meio Ambiente. “É importante que as pessoas saibam que independente daqueles que possuem a carteirinha do curso de poda de árvore, é preciso entrar em contato com a Secretaria para que ela autorize o serviço, pois existe um grande número de árvores sendo podadas drasticamente”.
As residências que fizerem a poda sem autorização da Prefeitura estarão sujeitas a multa no valor de R$ 816, 80.
Diógenes lembra ainda que a poda drástica traz graves consequências para o meio ambiente. “A poda drástica traz um enorme prejuízo para a natureza e para a população, além de um ar mais poluído a cidade torna-se suja em decorrência do número de galhadas espalhadas pelos bairros. Precisamos preservar as nossas árvores e para isso contamos com o apoio dos munícipes”.
Para solicitar a autorização da Secretaria para realizar a poda de árvore, basta entrar em contato através do telefone: 3302-4100.