A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica informa a população sobre a necessidade de tomar a vacina contra o sarampo, doença viral aguda, transmitida de pessoa para pessoa através das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.
A recomendação especial da vacina SRC (sarampo, rubéola e caxumba) é para viajantes com destino à região nordeste do país, incluindo crianças de seis meses a um ano, trabalhadores da saúde, educação e profissionais que atuam no setor de turismo, como: motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes.
O sarampo caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5º, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). Não existe tratamento específico para o sarampo, e a recuperação do doente ocorre em 2 a 3 semanas se os cuidados necessários forem tomados.
A vacina pode ser tomada em uma das salas de vacinação do município. É importante lembrar que as pessoas que já estão com a vacina em dia não necessitam de revacinação.