A manutenção do parque arbóreo continua em Ourinhos. A substituição de árvores danificadas acidentalmente e também por vandalismo é realizada regularmente pelo Governo Municipal, por meio da equipe de plantio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
Nas últimas semanas as ruas São Paulo, 9 de julho, Antônio Carlos Mori e Antônio Prado tiveram cerca de 60 árvores substituídas. Na segunda-feira, 13, a Avenida Jacinto Ferreira de Sá recebeu o replantio de aproximadamente 30 mudas.
Espécies como magnólia, quaresmeira, oiti, resedá (branco e rosa) e escova-de-garrafa foram plantadas novamente nestes locais.
O Programa de Arborização Urbana tem como objetivo efetuar o plantio de árvores e repor aquelas condenadas que são erradicadas, garantindo assim a manutenção do índice de arborização urbana no município.
O trabalho é realizado em conformidade com a Lei 5526/2010, regulamentada pelo Decreto Municipal 6251/2012, onde constam as espécies arbóreas indicadas para área urbana e as respectivas especificações técnicas para seu plantio, tais como a altura mínima (porte) e distância entre as árvores, tamanho do berço, espécies específicas para plantio sob fiação elétrica/telefônica, entre outros.
O Governo de Ourinhos tem suas ações de apoio, conscientização e preservação ambientais reconhecidas pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Em 2014 a cidade foi certificada no Programa Município Verde Azul, o qual visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica e permanente.