A Comissão Intergestores Bipartite – CIB do Estado de São Paulo, que é o fórum de negociação entre o Estado de São Paulo e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde – SUS, em reunião que contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde André Mello, aprovou nesta quinta-feira, 16, o Plano de Ação da Rede de Oncologia da RRAS 10, que prevê a instalação de um UNACON em Ourinhos.
UNACON é uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, onde são atendidos pacientes com câncer. Assim, Ourinhos contará com serviços de clínica e cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia entre outros. Após o credenciamento junto ao SUS os serviços serão prestados no Hospital do Câncer “Doutor Monzillo” da Santa Casa de Ourinhos.
Com a aprovação da CIB, a matéria está definida no âmbito do Estado de São Paulo, sendo o processo encaminhado para o Ministério da Saúde para aprovação do Plano de Ação do Estado de São Paulo, após deliberação na CIT - Comissão Intergestores Tripartite em Brasília. Assim, não existem mais entraves no Estado, faltando a aprovação pelo Governo Federal.
A Prefeita Belkis Fernandes comemorou. “A instalação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia em Ourinhos é um grande desejo nosso. Temos trabalhado intensamente para que isso se torne realidade o mais rápido possível, de forma que vai facilitar com que os pacientes da nossa cidade não precisarão mais se deslocar a outros centros, como Jaú, Botucatu e Marília, por exemplo, podendo realizar aqui, e com mais comodidade, o seu tratamento. Agradeço ao empenho do nosso Secretário de Saúde André Mello e em nome do Presidente da Santa Casa, Celso Zanuto também a toda a diretoria da Santa Casa e integrantes do corpo técnico por essa união”.
Para o Secretário André Mello, que acompanhou e participou de todo o processo através dos anos: “É mais um passo rumo a uma grande conquista, fruto de dezenas de reuniões, tratativas, negociações e decisões que tomamos, para que possamos disponibilizar ao nosso povo de Ourinhos e região um serviço de saúde tão essencial, sem que para isto tenham os munícipes que diariamente se submeter a viagens e transtornos”.
Ainda, comentou André Mello: “O trabalho pelo credenciamento no SUS e disponibilidade dos serviços de Oncologia em Ourinhos resulta do esforço incansável de pessoas comprometidas com o bem estar e a saúde de nossa população, motivo pelo qual agradecemos o apoio e incentivo da Prefeita Belkis, dos nossos colaboradores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e dos colaboradores e técnicos da DRS-IX de Marília. Agradecemos, em especial toda a Diretoria e corpo técnico da Santa Casa nossa parceira nessa empreitada, que investe sua capacidade pessoal e financeira para viabilizar o projeto. Também, agradecemos a Secretaria de Estado da Saúde e ao Governador Geraldo Alckmin pela atenção e por acreditar em nossa proposta. Ao Deputado Mauro Bragato pelo pronto apoio em todos os momentos e ao Ex-Prefeito Toshio Misato, uma vez que na sua gestão foi plantada a semente que agora começa a germinar.”
André Mello falou também sobre os próximos passos. “Vencida mais esta etapa, iniciaremos o trabalho na busca pela aprovação junto a CIT - Comissão Intergestores Tripartite em Brasília, Ministério da Saúde e Governo Federal, motivo pelo qual contamos com o apoio do Deputado Federal Capitão Augusto que neste assunto já tem nos auxiliado no âmbito federal, a quem também agradecemos pelo empenho”, destacou.
A expectativa é que o Ministério da Saúde aprove o plano e possibilite a disponibilidade dos serviços ainda no primeiro semestre de 2.016.
FOTO:Secretário André Mello com o Presidente do COSEMS SP Stênio Miranda