Dia 28 de julho é instituído o Dia Mundial de Luta contras as Hepatites Virais e, em decorrência dessa importante data, a Secretaria Municipal de Saúde de Ourinhos, em parceria com a Regional de Saúde de Assis, realizou no dia 14 de julho, na ETEC, uma capacitação voltada aos Enfermeiros da Rede Básica de Saúde para a realização de Testes Rápidos de hepatites B e C.
Durante o evento os 20 enfermeiros que foram treinados puderam contar com a orientação do médico infectologista da GVE – Assis (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Drº Luis Augusto Mazzetto, que ministrou uma palestra sobre as hepatites virais, abordando as formas de transmissão, de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento.
Atualmente o teste das hepatites é realizado no CTA – Centro de Testagem e Acompanhamento, com agendamento prévio. A procura pelo teste é grande, daí a necessidade de capacitar novos enfermeiros para que mais pessoas tenham acesso, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde.
O CTA/COAS está localizado na Rua Dom José Marello, 385, Vl. Mano.
SAIBA MAIS SOBRE AS HEPATITES VIRAIS
O que São?
São doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado. As hepatites podem levar a cirrose e câncer e são classificadas por letras do alfabeto: hepatite A, B, C, D e E.
Como se prevenir?
As hepatites B e C são doenças transmitidas pelo contato sexual ou contato com sangue. Para se prevenir use preservativos e tome as 3 doses da vacina de hepatite B (previne para B e D).
Vacine as crianças para hepatite A e não compartilhe material de uso pessoal (alicates de cutícula, lâminas de barbear, escova de dente etc.).
Para hepatite C não existe vacina.
Como saber se tenho hepatites B e C?
Os testes para hepatites B e C estão disponíveis nos serviços de saúde para todas as pessoas. Se você tiver mais de 40 anos, é muito importante fazer o teste da hepatite C, pois você pode ter sido exposto a esse vírus na juventude.
Solicite os exames e aproveite para fazer os testes de HIV e sífilis.
Há tratamento para as hepatites B e C?
As hepatites B e C têm tratamento gratuito no SUS.
E quanto ao uso de drogas?
O uso de drogas está relacionado à transmissão das hepatites e outras doenças.
Tatuagens e piercings?
Somente realize esses procedimentos em locais autorizados.
É necessário que todo o material utilizado seja esterilizado ou descartável.
E se fiz sexo sem proteçao?
O sexo desprotegido também pode transmitir as hepatites B e C.
Se você não se protegeu durante as relações sexuais, procure um serviço de saúde para receber orientações e realizar testes das hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis.
E se eu estiver gestante?
Faça o teste de hepatite B e vacine-se em uma unidade de saúde.
A vacina para hepatite B é segura e você deve tomar as 3 doses. Caso você tenha hepatite B, saiba que existe tratamento para todas as pessoas e também prevenção para a transmissão do vírus ao bebê.
Maiores informações poderão ser obtidas em www.aids.gov.br