A Prefeita Belkis Fernandes anunciou em coletiva à imprensa de Ourinhos, que aconteceu no Gabinete da Prefeitura, na manhã desta terça-feira, 08, a realização da Mega Operação Todos Contra Dengue.
De acordo com a Prefeita, a mega operação começará na próxima segunda-feira, 14. “Todos Contra Dengue terá início na região do Jd. Josefina até o Parque Minas Gerais. Este setor da cidade foi um dos maiores focos da doença nos últimos anos, por isto iniciaremos por lá. Gradativamente, a mega operação irá contemplar toda a cidade”, concluiu Belkis.
Também estiveram presentes na reunião o Secretário de Saúde, André Mello, a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Yara Dalva Tomaelo Bunder, o chefe do núcleo de controle de vetores Valdir Graciano e o Diretor de Limpeza Urbana da SAE, Alechandre Luis Ribeiro.
O Secretário de Saúde informou que a ação deverá durar entre 40 a 50 dias. “Esta será a segunda mega operação contra a Dengue que faremos no ano. Desta vez será mais articulada e com maior duração. Iremos passar em todos os bairros, até contemplar a cidade inteira ao longo de 50 dias, aproximadamente. Informaremos semanalmente as regiões e bairros que serão contempladas”, explicou.
“Esperamos a colaboração da população, possibilitando a entrada dos agentes da saúde. Ação estará voltada na eliminação de recipientes que servem de criadouros. Não é focado em galhadas e resíduos de construção civil. Temos na prefeitura outros setores responsáveis pela coleta de galhada, bem como os resíduos de construção civil são de responsabilidade do morador, não do poder público”, completou André Mello.
DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA
Na sexta-feira, 11, o Governo de Ourinhos fará uma reunião com entidades, igrejas, associações de moradores e as classes industrial e empresarial da cidade para contribuir na divulgação. Na oportunidade serão estabelecidos canais diretos de comunicação, além da entrega de material básico informativo, montado pela Secretaria de Saúde.
“Com este material é possível que qualquer pessoa se capacite para montar palestras e ajudar a divulgar informações sobre a doença, bem como no controle e eliminação dos focos dos criadouros”, explicou o Secretário de Saúde.
Além da Mega operação que acontecerá em setembro, já está programada nova ação entre Fevereiro e Março de 2016.
ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS
A população do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, de acordo com pesquisas, está cada vez mais resistente aos inseticidas utilizados para eliminá-lo. “O mosquito está mais eficaz na transmissão e mais resistente ao malation, o inseticida que nós utilizamos”, informou o Secretário de Saúde.
Por isto, a melhor maneira de combater a dengue é focar na eliminação dos criadouros, por meio da limpeza de residências, empresas e terrenos.
“De 80 a 90% dos focos é nas residências e empresas, por isto é importante que cada munícipe dedique 5 a 10 minutos por semana para eliminar os possíveis criadouros, objetos e materiais que possam conter água parada”, lembrou André Mello.
“Os munícipes devem se atentar para as calhas e caixas d'água que também servem de criadouros. Por isto, é preciso fazer a limpeza destes locais também”, complementou o chefe do núcleo de controle de vetores, Valdir.
FISCALIZAÇÃO
De acordo com o Secretário de Saúde a fiscalização também será mais rigorosa. “Neste ano foram aplicadas mais de 100 multas para pessoas que receberam notificações e não realizaram a limpeza de seus terrenos. Esta fiscalização será ampliada para garantir a eficácia da ação e eliminar os criadouros do mosquito”, ressaltou.
Importante destacar que de acordo com a Lei 5.935 de 21 de maio de 2013, qualquer proprietário ou locatário de imóvel é obrigado a adotar medidas necessárias para manter sua residência ou terreno sempre limpos e livre de focos do mosquito Aedes. Caso contrário o agente irá notificar o proprietário e este terá um prazo de 3 (três) dias para realizar a limpeza e eliminar os criadouros. Caso o prazo não seja cumprido, o proprietário estará sujeito a multa que pode variar de acordo com a gravidade da infração
Além disto, a Vigilância Epidemiológica em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos tem feito a visita a todos os locais que produzam e comercializam pneus ou recipientes plásticos, ferros velhos e outros recipientes.
“Todos estes estabelecimentos tem sido e serão visitados e notificados se não estiverem cumprindo com as leis. Todos os materiais deverão estar em local coberto. Se não estiver de acordo, receberão uma notificação. Se persistir receberá a segunda, na terceira o estabelecimento terá alvará cassado e lacrado o local”, ressaltou o Secretário de Saúde.
André Mello também informou que está sendo feito o processo para contratação de novos agentes de endemias. “Já melhoramos nosso quadro de funcionários. Em breve devemos abrir concurso para cargos de agentes de endemias. Porém, a função da administração pública não é de limpeza das residências e empresas. O papel do Governo é apenas pedagógico de conscientização da população e fiscalização. Os munícipes precisam colaborar no combate ao mosquito transmissor”, concluiu.