A prefeita Belkis Fernandes recebeu nesta quinta-feira, 24, no Gabinete da Prefeitura a visita do Comandante Regional do 2º BPAM Ten Cel Donizete Martins dos Reis e do Comandante da 4ª Cia da BPAM Marília, Capitão Ewerton Ricardo Messias, que vieram anunciar que Ourinhos será a nova sede de treinamento dos Policiais Militares Ambientais.
O treinamento que antes era feito em Embu das Artes/SP, agora será realizado em Ourinhos, como explica o Ten Cel Donizete Martins dos Reis. “Como houve uma descentralização por parte do Estado e Ourinhos já possui um Centro de Educação Ambiental com toda a estrutura necessária, nós optamos por fazer o treinamento dos Policiais Ambientais aqui. Durante todo o ano 400 policiais passarão pela cidade, sendo divididos em turmas de 20 policiais a cada treinamento”, informou.
Além de sediar os treinamentos da Polícia Ambiental, Ourinhos, que será referência para 186 municípios, contará ainda com a reativação do Centro de Educação Ambiental que permitirá a formação de voluntários ambientais.
“A outra notícia é que nós vamos voltar com a educação ambiental, ou seja, Ourinhos será o Centro de Educação Ambiental do Batalhão e a ideia é trazer estudantes, universitários e pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre meio ambiente. Inclusive ministraremos curso para a formação de voluntários ambientais”, acrescentou o Ten Cel Reis.
Durante a visita a prefeita Belkis colocou a Prefeitura à disposição da Polícia Militar Ambiental e estendeu o convite para aqueles que desejam ter uma formação e colaborar com o meio ambiente. “Primeiramente gostaria de agradecer pela visita de vocês e colocar toda a estrutura da Prefeitura à disposição da Polícia Ambiental no que for preciso. Sem dúvidas será um ganho para nós ter esses policiais por aqui e principalmente em saber do empenho em qualificar aqueles que colaboram com o nosso meio ambiente. Faço um convite então para quem tiver interesse de desenvolver ações ambientais no município, para professores e associações como, por exemplo, a ECO (Equipe de Canoagem de Ourinhos) a entrar em contato com a Polícia Ambiental e conhecer esse Centro de Educação e se qualificar como voluntário”, ressaltou Belkis.
O primeiro treinamento em Ourinhos terá início na próxima segunda-feira, 28 de setembro, com a formação de 20 policiais que passarão uma temporada de 4 dias na cidade.