A prefeitura inaugurou na noite desta quarta-feira, 21, a Praça “Maria da Conceição Dias Minucci” e a Academia da Saúde, no Jd. Ideal. Os alunos das EMEFs Profª Adelaide Pedroso Racanello e Profª Dorothildes Bononi Gonçalves abrilhantaram o evento com a apresentação das fanfarras.
Além da prefeita Belkis Fernandes e familiares da homenageada, a inauguração contou com a presença do vice-prefeito Dr. Gilberto Severino, o chefe de gabinete da Prefeitura José Luís Teixeira Quenca, secretários municipais, o representante do deputado federal Capitão Augusto, Neno Batista, o representante do deputado estadual Ricardo Madalena, Ronaldo Mori, o vereador Aparecido Luiz “Cido do Sindicato”, representando a Câmara Municipal, além de moradores do bairro e o ex-vereador Jadir Pereira Grilo, autor do projeto de lei que deu o nome a Praça.
A prefeita Belkis cumprimentou o público presente e fez as suas considerações. “Quero cumprimentar todos os presentes e lembrar que muitas Secretarias tiveram uma participação efetiva na construção dessa Praça, como Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Agricultura, entre outras. Gostaria de cumprimentar com muito carinho a família da homenageada em nome do Leandro Minucci, que além de ter o sangue da dona Maria (é neto dela) também é o Presidente do Bairro, é uma pessoa que gosta de lutar pelos direitos das pessoas e, eu tenho certeza que ele vai utilizar muito esse espaço. Agradeço a presença de todos, inclusive dos sobrinhos da Dona Maria Conceição que vieram de Bandeirantes para a inauguração dessa Praça. O que desejamos é que esse espaço seja muito bem utilizado, pois foi feito para vocês aproveitarem!”.
Uma das sobrinhas da Dona Maria Conceição, Eliara Conceição Minucci Sábio falou em nome de todos os familiares sobre a homenagem. “É uma alegria imensa estar aqui representando essa família tão querida. Essa Praça representa muito bem o que a tia Maria foi, uma mulher dedicada e de um coração maravilhoso, a homenagem foi bem escolhida e merecedora. Nós agradecemos muito e estamos muito felizes por essa homenagem. Obrigado”.
Falando em nome da Associação de Moradores do Bairro do Jd. Ideal, Neno Batista agradeceu a Prefeitura pela construção da Praça. “Eu moro aqui no bairro, grande parte da minha família também reside aqui e nós sabemos da importância dessa Praça para as nossas crianças, nesse tempo de verão a criançada brinca aqui até a noite. Agradeço a Prefeita, em nome dos moradores por essa benfeitoria, a iluminação da Praça está excelente e oferecendo toda a segurança necessária para as nossas famílias”.
O vereador Cido também falou sobre a benfeitoria. “Cumprimento todas as autoridades presentes e o público em geral. Essa Praça era o sonho de muito moradores do Jd. Ideal e adjacências, isso foi uma conquista que começou lá atrás, através de um requerimento do ex-vereador Dr. Jadir Grilo e que foi executado pela prefeita Belkis. Além de utilizar o espaço para lazer e a prática de exercícios, vocês também poderão realizar eventos, já que antes era realizado nas ruas do bairro”.
A Praça “Maria da Conceição Dias Minucci”, está localizada na Rua vereador Adão Simeão de Souza, no Jd. Ideal. Durante a inauguração, as crianças puderam desfrutar dos brinquedos e lanches que foram proporcionados pela Associação de Moradores do Bairro, em comemoração ao Dia das Crianças.
MORADORES ELOGIAM A NOVA PRAÇA DO BAIRRO
Além de oferecer um ambiente de lazer e prática de exercícios para os adultos, as Praças construídas pelo Governo Municipal têm como objetivo incentivar as crianças a brincar ao ar livre, praticar atividades físicas e resgatar as brincadeiras que muitas vezes são esquecidas devido a alta tecnologia.
Satisfeitas, algumas mães elogiaram o espaço proporcionado e levam os filhos para brincar todos os dias.
“Gostei muito da Praça, é maravilhosa, um lugar bacana e seguro. Minha filha pede para eu trazer ela pra brincar aqui todos os dias”, relatou Ariane Cristina Alves.
Marileia Lemes Nogueira de Aguiar também elogiou. “Está sendo muito bom para as crianças este espaço, elas aproveitam e brincam aqui o tempo que podem e eu aproveito para praticar exercícios físicos. Estou muito contente!”.
PRÓXIMA PRAÇA A SER INAUGURADA
Na próxima quarta-feira, 28, a Prefeitura vai inaugurar às 18h30, a Praça Jornalista Maurício de Lacerda Farah, na Vl. Soares, localizada na Rua Caio Mizubuti, com a Rua Nunes Ferreira da Silva e Travessa Quatro e Travessa Cinco.
HISTÓRICO DE MARIA DA CONCEIÇÃO DIAS MINUCCI – CONTADO POR NORAS E NETOS
Um casal de portugueses veio de Portugal para o Brasil, Sr. José Dias e Augusta Maria, com seus três filhos que nasceram em Portugal: Davi, Massimino e Maria. Logo que chegaram se instalaram na Fazenda Lajeadinho.
Com o tempo o casal teve mais três filhos no Brasil, num total de 6 filhos, sendo: Luiz, Manoel e Natividade, sendo Maria a responsável por cuidar de seus irmãos menores e trabalhar na roça, tudo isso aos 10 anos de idade.
Quando seu pai veio a cair do cavalo e ficar mal, não aguentando e vindo a óbito em 1941, deixando esposta e seus 6 filhos, sendo que a Srª Augusta foi para o município de Bandeirantes/PR, com cinco de seus filhos, ficando para trás a Maria, esta que conheceu o Sr. Pedro Minucci, com quem se casou. Depois, com muito esforço, a economia dos pais e fruto de seu trabalho conquistou a compra de seu imóvel na Rua Dom Pedro I, no centro de Ourinhos. Ali se instalaram já com os novos filhos. A Srª Zilda nasceu morta, vindo depois Carlos, José, Nelson, Mauro e Lauro.
Com todos pequenos Pedro, esposo de Maria foi trabalhar de taxista na Rua São Paulo e Maria, dona de casa, católica, religiosa de não faltar às missas cuidava dos filhos.
Uma sobrinha de Maria da Conceição veio a falecer, deixando quatro filhos pequenos: Olavo, Raul, Tereza e Ripinha e, como Maria era conhecida como “Maria Guerreira”, não mediu esforços e trouxe os filhos da prima para morar em sa casa, criando as crianças junto com seus cinco filhos, totalizando nove.
Assim a situação apertava e seo Pedro trabalhava duro enquanto Maria cuidava da cada e da educação das nove crianças, mostrando o caminho certo e digno, ensinando tudo de correto da vida.
Os mais velhos: Carlos, José e Nelson e primos teriam que trabalhar para ajudar no sustento da família, porque logo em seguida Pedro ficou doente, estava na cama, teve um derrame. Mesmo assim Maria permaneceu a seu lado por sete anos, e, em 25 de janeiro de 1975 ele veio a óbito.
Com a dor, Maria que tinha muita fé que seus filhos e primos a ajudariam nessa empreitada, que não estava nada fácil. Assim um dos filhos, o Nelson, juntamente com o José Carlos ajudaram a fundar, com auxílio dos amigos Lorival e outros, o grande santuário de Nossa Senhora do Vagão Queimado, na Rua Gastão Vidigal.
Assim, Maria, sempre frequentadora das missas na área central, muito católica, cansada da luta, ficou doente, foi internada na Santa Casa de Misericórdia na parte da manhã e no mesmo dia, Às 14 horas veio a notícia de seu falecimento aos 72 anos de idade no dia 25 de julho de 1988. Na época deixou três filhos vivos, hoje já falecidos, que poderiam contar um pouco mais sobre a trajetória de Maria da Conceição Dias Minucci, história essa hoje contada pelas noras Maria da Penha de Morais Minucci, Santa Dias Garcia Minucci, Amélia Pascoal Minucci e pelos netos: Sílvio, Sidnei, Eduardo, Ricardo, Paulo, Janaina, Carlos, Reinaldo, Nelson, Sérgio, Nelci, Solange, Vanessa, Leandro e Luciene.