A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), promoveu nesta quinta-feira, 21, o III Seminário de Medidas Socioeducativas: “Dificuldades e Desafios no acompanhamento do serviço de cumprimento de medidas socioeducativas”. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos.
A mesa de autoridades do Seminário foi composta pela Prefeita Belkis Fernandes, pela Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Finotti de Oliveira “Cidinha”, a juíza da vara da infância Renata Ferreira dos Santos Carvalho, o diretor do SENAI, João Domingos Chiari Sanchez e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliana da Silva Ambrosino.
A prefeita destacou que o trabalho de medidas socioeducativas está em constante processo de aprimoramento. “Desejo que este Seminário seja frutífero possibilite a renovação para nosso trabalho. Que este evento venha contribuir para um trabalho que já existe e é desenvolvido com qualidade”, conclamou Belkis.
A Secretária “Cidinha” frisou que é necessário enxergar os jovens pelas suas potencialidades. “Temos que ter um olhar muito cuidadoso com nossos jovens, observarmos para além do que gerou a necessidade do cumprimento de medidas, identificar suas habilidades e potencialidades, motivando-os a resignificar suas atitudes”. Ressaltou ainda a imensa alegria de contar trabalhadores sociais de Ourinhos e região, bem como de outras áreas para refletir e compartilhar saberes e experiências.
O objetivo do evento é discutir a corresponsabilidade dos diversos atores sociais na execução das medidas socioeducativas, proporcionando momentos de discussão em torno da política socioeducativa ao adolescente em conflito com a lei, da execução de medidas e as dificuldades encontradas.
“É muito importante utilizar este momento para buscar mais conhecimento neste serviço de medidas socioeducativas, pois é uma área que está em constante mudança. A reflexão se faz necessária para executar com excelência o nosso trabalho”, afirmou a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O seminário também visa a escuta dos profissionais sobre práticas inovadoras, acrescentando maior conhecimento técnico/teórico e propiciando melhorias na prática de atendimento ao adolescente, visando a inclusão social dos jovens.
“A ressocialização depende da vontade do menor e da sociedade dar oportunidade a eles. Por isto que é importante que empresários ofereçam oportunidades de trabalho e a sociedade como um todo abra as portas para estes jovens”, frisou a Juíza Renata.
PARCERIA CREAS E SENAI
O CREAS em parceria com o SENAI tem oferecido cursos para os jovens do Medidas Socioeducativas. O diretor do SENAI explicou que o CREAS solicitou uma parceria com o intuito de capacitar os jovens que estavam sob acompanhamento.
“Obviamente, o SENAI estudou uma possibilidade de desenvolver um curso que atendesse a expectativa do CREAS. Assim, foi colocado um desafio para eles, voltar para uma sala de aula. Desta forma foi uma maneira deles se sentirem importantes, de aprender e vencer uma etapa na vida. Foi uma oportunidade para inserção destes jovens no mercado de trabalho”, concluiu o diretor do Senai, João Domingos.
Durante o evento, 07 jovens que estão em acompanhamento receberam o certificado de conclusão do curso de mecânico a diesel. Um dos jovens, foi Caio Gabriel Guerra que inclusive já conseguiu emprego. “Esse curso foi uma ótima oportunidade sair da rua e se capacitar para arrumar um trabalho”, disse.
A mãe do jovem, Camila de Fátima Alves afirmou que as ações do CREAS são benéficas para os adolescentes. “O CREAS dá total apoio. Esta parceria e este curso do SENAI foi incentivo para os jovens não ficarem nas ruas, terem mais qualificações no currículo. É uma forma de possibilitar um futuro melhor”, destacou.
PALESTRAS
O evento contou com as palestras: “Dificuldades e Desafios no acompanhamento do serviço de cumprimento de medidas socioeducativas” com a Prof. Irandi Pereira e “A relação SUAS e SINASE na gestão de política de cumprimento de medidas socioeducativas” da Prof. Maria do Rosário Côrrea de Sales Gomes.
Professora Irandi Pereira é pós-graduada em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, doutorado e mestrado com os temas O adolescente em conflito com a lei e o direito à educação e Trabalho infantil: mitos e dilemas , respectivamente. Graduada em Pedagogia (1980) e Letras (1974). Coordenadora e Docente do Programa Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei da Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), docente no Pós-Graduação. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Política de Direitos ao Adolescente em Conflito com a Lei e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa Adolescente e Gestão (NEPAG).
A Professora Maria do Rosário Côrrea de Sales Gomes, Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), especialização em Saúde Pública pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) em 1988, mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Integra o corpo docente doMestrado Profissional Adolescente em conflito com a lei (Universidade Anhanguera São Paulo), coordena a Linha de Pesquisa Gestão da Política de direitos ao adolescente em conflito com a lei- a qual pertence o Núcleo de Estudos e Pesquisas Adolescência e Gestão Pública (NEPAG). Atuou como vice-coordenadora do Mestrado Profissional no período de 2010 a 2012 e desenvolve a Pesquisa docente "Fronteiras de uma gestão regional das medidas socioeducativas", decorrente da pesquisa docente anterior, denominada como "Relação SUAS/SINASE na execução das medidas socioeducativas: desenhos da municipalização". Integrou em 2013 corpo docente do Curso de capacitação dos gestores, coordenadores e técnicos de nível superior dos serviços da rede pública de Assistência Social (SUAS) dos municípios do ABC ( PUC/SP).