O Projeto “Óleo Mundo”, desenvolvido pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a SAE (Superintendência de Água e Esgoto), tem contribuído bastante com o meio ambiente.
Apenas no ano de 2015 aproxidamente 5,5 mil litros de óleo usado foram recolhidos nos ecopontos que são: Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Barão de Rio Branco, 910 – Vila Perino, Tel: (14) 3335-1911 e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura – Parque Olavo Ferreira de Sá (FAPI) Tel: 3302-4100.
O óleo recolhido é trocado por óleo comestível de primeiro uso, através das empresas Petroecol de Bauru e da GRANOL de Tupã, onde na última é trabalhado em parceria com o município de Salto Grande. Ambas as empresas são licenciadas pela CETESB e dão a destinação correta ao resíduo.
A cada 4 litros de óleo de cozinha usados são trocados por 1 litro de óleo novo. Lembrando que o impacto ambiental de apenas 1 litro de óleo descartado indevidamente é muito grande, podendo contaminar mais de 10.000 litros de água e encarecer o tratamento.
Há empresas que reutilizam o óleo para fazer massa de vidro, tinta a óleo e biodiesel. Qualquer munícipe, empresa ou associação pode fazer a troca do óleo usado pelo novo se dirigindo aos ecopontos.
O Fundo Social de Solidariedade oferece oficinas de sabão líquido a partir do resíduo, dando oportunidade à população de economia nos gastos com detergente ou até mesmo uma fonte de renda.
Além da reciclagem do óleo usado para ser transformado em sabão líquido, o “Óleo Mundo” também visa alertar a população sobre as conseqüências danosas ao meio ambiente se o óleo for jogado na pia ou na terra.
FOTO:A Cleuza, dona de casa, trocou 19 litros de óleo usado e ajudou o meio ambiente. Parabéns!