22 NOV 2013
ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
“MINHA CASA, MINHA VIDA”: PREFEITURA E CAIXA REALIZARAM SORTEIO DO ENDEREÇO DAS CASAS DO CONJUNTO “VANDELENA MORAES FREIRE”

As 200 famílias contempladas com as casas do Conjunto Habitacional “Vandelena Moraes Freire”, construídas por meio do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, conheceram na tarde da quarta-feira, 20, o endereço de suas residências ao participarem do sorteio que definiu a quem pertence cada casa.

O diretor regional da Caixa, Sub-região Bauru, José Orlando Garla representou o Superintendente da Caixa, Geraldo Luiz Machado Oliveira e explicou às famílias as condições do Programa, entre elas a proibição de venda das casas. “Hoje é mais uma etapa para vocês receberem a tão sonhada casa. Vocês vão saber o endereço de onde vão morar. Quero falar que o Programa só foi possível porque houve uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Pela casa que irão receber vocês vão pagar uma prestação mínima de R$ 25,00 e máxima de R$ 80,00 durante 10 anos. O restante do valor da casa é todo subsidiado pelo Governo Federal e uma parte desse recurso é subsidiado pela Prefeitura através da isenção de impostos, como ISS (Imposto Sobre Serviço), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ou "inter vivos"), o que contribuiu para que as casas ficassem mais baratas para serem construídas. É importante que vocês saibam que essa casa é para vocês morarem. Não pode ser vendida, alugada, cedida, emprestada”, frisou.

A prefeita Belkis Fernandes relembrou que a primeira grande conquista das famílias contempladas foi o sorteio em um universo de quase 6 mil pessoas inscritas e as parabenizou pela conquista da casa própria. “Vocês já pensaram que menos de 5% dos inscritos conseguiram a casa e vocês que estão aqui foram sorteados. A maioria paga aluguel e quem não paga é porque está morando com a mãe, irmão. Se tudo correr bem, as casas serão entregues antes do natal. Uma informação importante é que para legalizar as casas junto ao cartório é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 400,00, mas o Garla acaba de me dar a notícia de que vocês não precisarão pagar. Finalizo desejando muitas felicidades junto as suas famílias, independente do endereço, pois o importante é que vocês estarão nas suas casas, na casa própria, realizando um sonho de muitos anos”, destacou.

Maria Aparecida Finotti Oliveira “Cidinha”, secretária de Assistência Social também fez suas considerações. “Quero cumprimentar as famílias contempladas, a nossa equipe da secretaria que é muito importante nos trâmites do processo e ao pessoal da Caixa. Sintam-se abençoados por Deus, porque entre todos os inscritos, vocês conseguiram as suas casas. Vocês terão equipamentos sociais próximos a suas casas. Usufruam da melhor forma possível para que vocês sejam felizes”, desejou.

Também participaram do sorteio dos endereços o Gerente Geral da Caixa (agência Av. Altino Arantes) de Ourinhos Carlos Alberto Traballi, o vereador Roberto Tasca, o chefe de Gabinete da Prefeitura Ronaldo Mori, secretários municipais, dentre outras autoridades.

As casas contam com dois quartos, banheiro, sala e cozinha integradas e contam com piso e forro em PVC e na última semana a prefeita Belkis Fernandes recebeu o Gerente Geral da Caixa Carlos Traballi para a assinatura do projeto do trabalho técnico social das 200 unidades habitacionais do Conjunto Vandelena Moraes Freire.