Prezando pela saúde dos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde, entendeu a necessidade de cancelar a vacinação contra a Influenza em grupos prioritários por etapas, como divulgado anteriormente e conforme determinação do Governo do Estado.
A partir desde sábado, 30 de abril, Dia “D” de Mobilização da 18ª Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza até o dia 20 de maio, todos os grupos considerados de risco, como: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais serão imunizadas.
De acordo com o SecretárioMunicipal de Saúde André Mello, suspender a divisão da vacina em etapas foi importante para preservar a saúde da população. “Se fossemos seguir a orientaçãodo Governo Estadual de vacinar os grupos por etapas,prejudicaríamosa saúde de nossos municípes, uma vez que, a mudança no tempo já contribui para o aumento da incidência de resfriados,gripes fortes e até mesmo complicações em pessoas que necessitam da imunização. A decisão contrária foi justamente para prezar pela saúde dos nossos idosos e demais pessoas e a fazemos com total tranquilidade atentos à autonomia do ente municipal”.
Serão vacinados ainda adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A Secretaria Municipal de Saúde também fará a vacinação a domicílio de pessoas acamadas (pessoas que não andam) e de pessoas com grande dificuldade de locomoção que não dispõe de veículo para comparecer a um posto de vacinação.
Para isso, basta que algum familiar entre em contato com a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa (onde a pessoa estiver matriculada) e informe os dados da pessoa que será vacinada.