27 NOV 2013
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
Prefeitura intensifica trabalho em áreas afetadas pela chuva forte da última sexta-feira

Em decorrências do grande volume de chuva em Ourinhos na última sexta-feira, 26, vários pontos da cidade foram afetados e para sanar os problemas, desde então a Secretaria de Obras, juntamente com a Defesa Civil do município tem realizado uma verdadeira força-tarefa.

O secretário de obras José Roberto Barros de Carvalho “Betão” informou que alguns pontos críticos como o Lago da Nova Ourinhos está recebendo atenção da prefeitura. Também contou que a Secretaria de Obras está executando limpeza nas bocas de lobo, alertando para a grande quantidade de lixo que está retirando desses locais que, na verdade, servem para captar e levar a água das chuvas para as galerias pluviais.

“Estamos num período em que as chuvas começam a ser mais freqüentes, por isso, em razão do grande volume de água que caiu na última sexta-feira, intensificamos nosso trabalho de revisão das bocas de lobo, mas peço também que a população colabore, não jogando garrafas pet, sacolas plásticas e lixo nas ruas, porque tudo isso vai para as bocas de lobo, obstruindo assim a passagem da água e provocando inundações”, alertou.

Atuação da Defesa Civil

O trabalho da Defesa Civil de Ourinhos, presidida por Ronaldo Mori e coordenada pelo agente Harald Adolf Scharf, iniciou assim que a chuva teve início na sexta-feira, de forma ininterrupta, ajudando na limpeza de casas afetadas pelas águas da chuva.

“Felizmente foram bem poucas as ocorrências de casas atingidas, mas com grandes estragos. Nossa equipe da Defesa Civil auxiliou as famílias não apenas na limpeza de suas casas, mas também na retirada de móveis, lixos e entulhos trazidos pela água. Com apoio do caminhão pipa da Prefeitura lavamos as casas. Nenhuma estrutura física dos imóveis foi abalada, apenas danos materiais. Houve um caso em que a Defesa Civil fez a doação de cobertores e de um fogão usado para uma das famílias atingida. É importante destacar que embora o volume de chuva tenha sido grande, não tivemos vítimas em decorrência disso”, declarou Harald Scharf.

A Defesa Civil do município é importante parceira também do Corpo de Bombeiros de Ourinhos, sendo acionada pela corporação sempre que necessário, como por exemplo, em casos de chuvas, vendavais, dentre outros desastres naturais ou não.

FOTO: Prefeitura executa limpeza de boca de lobo entupida