27 NOV 2013
Secretaria de Saúde adquire novos equipamentos para combate à Dengue

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza um trabalho constante de combate a Dengue. Recentemente foram adquiridos novos equipamentos para o controle da doença.

A Vigilância Epidemiológica tem desenvolvido um trabalho eficiente no combate a Dengue. Prova disso é que os casos da doença em Ourinhos estão controlados e a cidade está muito longe de um cenário de epidemia.

O quadro ourinhense é bem diferente de várias cidades da região que estão em estado de alerta de epidemia. De acordo com estudos do Ministério da Saúde, o novo mapa da Dengue aponta que 157 municípios do país estão em situação de risco e outras 525 em estado de alerta.

Para continuar o controle da propagação da doença a Secretaria de Saúde adquiriu com recursos do governo federal, 2 novos equipamentos automatizadores e uma caminhonete pick-up para ser utilizada pelos agentes de combate a Dengue. Atualmente, a equipe de controle da doença trabalha com cerca de 40 agentes.

Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue

Além da compra de equipamentos, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a “Semana Nacional de Mobilização contra Dengue”, em alusão ao Dia Nacional de Mobilização e Combate a Dengue realizado no penúltimo sábado do mês de novembro, este ano foi celebrado no dia 23. Esta data foi instituída pela Lei nº 12.235, de 19/5/2010.

Durante a Semana foram realizadas diversas ações contra a Dengue, dentre elas arrastões em 17 bairros da cidade, coletando 13 mil quilos de materiais e objetos que poderiam servir como possíveis criadouros do Aedes.

Arrastão de Combate a Dengue

O arrastão consiste em visitas domiciliares realizadas casa a casa em áreas de risco para a proliferação do Aedes Aegypti, áreas de risco ou de maior vulnerabilidade para a infecção por Dengue ou áreas com casos suspeitos ou confirmados.

O objetivo desta medida é a orientação da população, a inviabilização de criadouros e diminuir a população do mosquito Aedes Aegypti. Além de incentivar os moradores a se desfazerem de materiais inservíveis (sobretudo aqueles que possam servir de criadouro para o mosquito).

Esta ação é extrema importância para a redução da oferta de criadouros ao mosquito e do aparecimento de outros animais vetores de doenças (como ratos) e animais peçonhentos (escorpiões, por exemplo), diminuindo desta forma o risco de acidente.

Entre outras ações, também estão sendo colocados outdoors para incentivo da grande virada contra a Dengue no nosso município. Serão desenvolvidas ações educativas aos moradores/responsáveis pelos imóveis, incentivando “os 10 minutos por semana contra a Dengue”, com entrega de folheto.

A Vigilância Epidemiológica orienta que diferentemente dos mutirões, as pessoas não deverão colocar nenhum tipo de material inservível na calçada. Devem aguardar a visita do agente, que efetuará uma vistoria nas áreas externas do imóvel para identificar/retirar materiais inservíveis que possam servir de criadouro para o mosquito. Não será retirado entulho.

FOTO: Prefeita Belkis Fernandes, Secretário de Saúde André Mello e agentes de combate a Dengue com chave do novo veículo que será utilizado pela Vigilância Epidemiológica no controle da doença