A prefeita Belkis Fernandes participou na tarde de segunda-feira, 06, na FAPI de uma audiência pública conduzida pelo deputado federal Capitão Augusto para a definição de uma data para instituir o Dia Nacional dos Rodeios.
O evento também contou com a presença do presidente da Festa do Peão de Barretos Hussein Gemha Júnior, do presidente da AIOR e da FAPI Edenilson Natale, do presidente da Câmara Roberto Tasca, da prefeita de Ribeirão do Sul Eliane Rorato e do membro da União Nacional dos Rodeios Rogério Paitl.
Na ocasião, o Deputado explicou o andamento do projeto. “Apresentei vários outros projetos, dentre eles um dos mais importantes que inclui os rodeios como patrimônio cultural e material do Brasil. Isso vai fazer com que após ser sancionado consigamos perpetuar a modalidade deste esporte no Brasil. Já foi aprovado em todas as Comissões da Câmara dos Deputados, já está no Senado e tem tudo para ser aprovado. É uma exigência da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados estar fazendo uma audiência pública onde existem as pessoas que estão ligadas a esse esporte, endossando a criação desse projeto de Lei que vai dedicar um Dia Nacional para a comemoração dos rodeios”.
A prefeita Belkis elogiou a atuação do deputado Capitão Augusto por lembrar deste esporte. “Quero cumprimentar o deputado Capitão Augusto que nos honra muito com este evento por ter escolhido Ourinhos para sediar a audiência pública do âmbito nacional. Não podemos esquecer que tudo isso está acontecendo porque nós temos um Deputado Federal e Ourinhos acreditou e está presenciando um momento impar na história. Uma audiência pública dessa natureza traz muita polêmica então o mais importante é que quando se acredita e tem a convicção não se teme e é por isso que ele está aqui e nós sabemos que é uma prática esportiva que vai permanecer. Em Ourinhos, nós temos a grata satisfação de ter uma festa popular desse nível”.
O presidente da Festa do Peão de Barretos Hussein Gemha Junior fez suas considerações sobre a audiência. “É com muita honra que eu venho participar dessa audiência e não só em nome da Festa do Peão da Instituição dos Independentes, mas em nome da CENAR que é a Confederação de Rodeio. Não podemos deixar que os maus rodeios acabem com este esporte nacional. Podem contar com o apoio de Barretos para que os bons tratos e as boas festas venham surpreender. Estamos abertos para que todos conheçam uma boa festa, onde o peão e o turista, o visitante é respeitado da mesma maneira”.
“É uma honra pra mim como presidente da Feira estar recebendo tantas ilustres autoridades do rodeio. É um orgulho pra nós termos aqui o deputado trabalhando em prol dessa causa. Isso completa o nosso intuito de manter essa festa de portões abertos e de engrandecer essa família que é o rodeio nacional”, disse o presidente da AIOR e o presidente da Feira Edenilson Natale.
O presidente da Câmara Municipal vereador Roberto Tasca parabenizou o deputado Capitão Augusto pelo empenho em trabalhar sempre em prol da cidade. “Parabéns Deputado, sabemos o quanto está difícil lá em Brasília e o quanto você está preocupado com a nossa cidade. Conte com o legislativo, porque esse é um trabalho diferenciado”.
Representando os Prefeitos da região, a prefeita de Ribeirão do Sul Eliana Rorato falou sobre a honra de participar de uma audiência que luta pela permanência do rodeio no país. “Em todos os municípios da região praticamente realizam festas do peão de portões abertos e eu posso falar em nome dos outros Prefeitos. Capitão Augusto, é uma honra fazer parte deste momento histórico para o rodeio brasileiro, parabéns pela iniciativa e coragem, todos nós fazemos parte desta história. Sei que não foi fácil, que o senhor vai enfrentar muitos obstáculos, mas que Deus o ilumine e que você consiga alcançar os objetivos nessa sua luta. Obrigado pela iniciativa!”.
Durante a audiência foram abordados temas relacionados à preservação da vida dos animais que fazem parte dos rodeios, sendo que o membro da União Nacional dos Rodeios, Rogério Paitl explicou como se dá o tratamento dos animais antes e depois das competições, os cuidados com a alimentação e com o bem estar destes animais.
Com o projeto, a intenção é de que o Dia Nacional dos Rodeios seja celebrado no dia 04 de outubro, no qual já se comemora o dia de São Francisco de Assis.