03 DEZ 2013
APAE Rural de Ourinhos realiza Feira de Empreendedorismo

A prefeita Belkis Fernandes prestigiou a Feira de Empreendedorismo da APAE Rural de Ourinhos, realizada na última sexta-feira, 29. Belkis estava acompanhada do estudante da APAE Bruno Cabral Neves, que é estagiário da Prefeitura, sendo recepcionados pelos alunos, pais, professores da APAE e pela coordenadora da unidade rural Camila Njaime Vivan.

A APAE Rural promoveu a primeira Feira de Empreendedorismo da escola. Ao longo do ano foram produzidos e confeccionados os produtos que foram comercializados na Feira. “Temos a banca do artesanato em que foram vendidos materiais em caixa de MDF, vidros com artes em biscuit, bijuterias, sabão produzido com óleo de cozinha usado, cachecol, tapete, peso de porta; temos também a banca da culinária onde foram produzidos molho de pimenta, cebola em conserva, rosquinhas de coco, bolo gelado; também há a banca das hortaliças e mudas onde pegamos os produtos colhidos da nossa horta e vendemos”, explicou Camila.

Todos os produtos comercializados foram produzidos pelos 70 alunos da APAE Rural, de 14 a 30 anos de idade, e durante a Feira do Empreendedorismo foram realizadas duas oficinas ministradas pelos alunos, uma de pipa e outra de desenhos artísticos.

Belkis conversou com alunos, pais e funcionários da APAE, elogiando os trabalhos e o amor dos alunos em tudo o que fazem. “Vocês todos estão de parabéns pela Feira do Empreendedorismo, onde puderam comercializar produtos produzidos por vocês, com o objetivo de mostrar tudo o que são capazes de fazer e ainda mais, mostrar aos empresários de nossa cidade como vocês estão preparados para o mercado de trabalho, esperando apenas uma oportunidade”, ressaltou.

“O resultado final da nossa Feira foi muito bom. O lucro recebido será revertido para os alunos da escola, que farão uma compra no comércio da cidade daquilo que eles querem, para o final de ano deles. Quero ressaltar que todos os alunos da APAE Rural são preparados para o mercado de trabalho. Temos 32 alunos contratados, com registro em carteira, trabalhando em empresas de Ourinhos. Empresas interessadas em contratar a mão de obra dos nossos alunos podem procurar o setor de Serviço Social da APAE, com a Assistente Social Daniele”, destacou a coordenadora da APAE Rural Camila.

A APAE Rural conta com um total de 20 funcionários, sendo 7 professoras e os demais são instrutores, monitores, caseiro, técnicos de saúde como Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo e também na APAE Rural há um centro de Equoterapia, a cozinha pedagógica, sendo que os produtos da banca em exposição foram ali produzidos, além da horta que é um projeto de produção agrícola. Ao longo do ano os alunos plantam e o que eles colhem serve para se alimentarem na escola, levam pra casa e vendem para a comunidade. O dinheiro arrecadado com essas vendas é revertido em coisas para os próprios alunos.

“A visita da prefeita Belkis vem para fechar com chave de ouro, vem mostrar o quanto somos importantes na sociedade ourinhense e como nossos alunos estão sendo vistos. Ela poder ver a competência, habilidade e inteligência dos nossos alunos é o resultado final da Feira”, destacou Camila Vivan.

FOTO: Prefeita Belkis Fernandes com alunos e professores da APAE Rural, durante a primeira Feira de Empreendedorismo promovida pela escola