Aconteceu nesta segunda-feira, 20 de junho, mais uma capacitação do Programa Município Verde Azul. O tema abordado foi Arborização Urbana e o evento foi realizado no período das 14h às 17h, por meio de teleconferência.
A teleconferência foi coordenada pelo técnico da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, José Ricardo Lopes, e o treinamento ministrado pelo Prof da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) Demóstenes.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Ourinhos, Rodrigo Ramos, Vanessa Melo e Débora Rosa participaram da teleconferência.
MUNICÍPIO VERDE AZUL
Lançado em 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.
As cidades recebem uma nota ambiental, que varia de zero a 100, o que comprova o ótimo trabalho desenvolvido em Ourinhos com sua nota 87.54. Com esta nota, o município ficou em 52º lugar no Ranking Ambiental Paulista 2014 – a melhor posição conquistada desde o início da certificação.
Os municípios são avaliados em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
O selo Verde Azul só é concedido aos municípios com nota acima de 80 e o certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.
AS DEZ DIRETIVAS DO MUNICÍPIO VERDE AZUL
1.Esgoto Tratado - Funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário do município
2.Resíduos Sólidos - Fortalecer a gestão dos resíduos domiciliares e dos resíduos da construção civil
3. Biodiversidade - Proteger e/ou recuperar áreas estratégicas para a manutenção dos recursos naturais
4. Arborização Urbana - Incrementar a gestão do meio ambiente artificial urbano por meio do estímulo ao planejamento e definição de prioridades para a arborização urbana
5. Educação Ambiental - Implementar a Educação Ambiental no âmbito formal e informal
6. Cidade Sustentável - Implementar o uso racional dos recursos naturais
7. Gestão das Águas - Estimular o fortalecimento da gestão municipal sobre a qualidade da água para abastecimento público
8. Qualidade do Ar - Implementar atividades e participar de iniciativas que contribuam para a defesa da qualidade do ar e do controle da emissão excedente de gases de efeito estufa.
9. Estrutura Ambiental - Estimular o fortalecimento das Secretarias/Departamentos/Diretorias de Meio Ambiente
10. Conselho Ambiental - Estimular o funcionamento regular dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente