04 DEZ 2013
SAÚDE
USF Pacheco Chaves/ Jd. Itamaraty está inscrita na IV Mostra Nacional de Experiência em Atenção Básica

A Unidade de Saúde da Família Pacheco Chaves/Jd. Itamaraty está participando IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. A USF se inscreveu com seu Projeto Agente Mirim da Saúde no Combate a Dengue para participar do Evento Nacional. O projeto poderá ganhar Premiação.

A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil.

O evento é dividido em etapas. Primeiramente ocorreu a inscrição de projetos. Posteriormente ocorreu o processo de curadoria. Nesta fase os curadores entraram em contato com o autor responsável pela inscrição do projeto para ratificar o interesse em participar da Mostra e aperfeiçoar o relato da experiência.

Atualmente os projetos estão na fase de “Avaliação de Pares”. Nesta etapa, cada autor do projeto deverá avaliar 05 relatos de outras regiões do país, assim o autor não avaliará um projeto concorrente ao seu, nem para a apresentação da IV Mostra, nem para Premiação. Esta fase se encerra no dia 13 de dezembro.

A ideia da avaliação de pares é justamente proporcionar o intercâmbio de experiências, a fim de contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços.

Os trabalhos classificados serão apresentados durante o evento que ocorrerá em Brasília de 12 a 15 de Março de 2014. Os 900 relatos de experiência melhor classificados na avaliação entre pares terão 20 minutos para se apresentar nas Cirandas de Experiências. Os 480 relatos de experiência subsequentes classificados, serão apresentados em 10 minutos nos Dedos de Prosa.

Os 300 (trezentos) relatos melhor classificados dentre os 1.380 relatos de experiência que serão apresentados nas Cirandas de Experiências e Dedos de Prosa participarão da etapa de Premiação.

A IV Mostra é um importante dispositivo de incentivo à reflexão sobre as práticas de saúde e valorização dos profissionais das equipes multiprofissionais que atuam na Rede de Atenção Básica. O público estimado do evento é de 10 mil participantes.

Projeto Agente Mirim da Saúde

Desde 2003 a USF-Pacheco Chaves, iniciou o trabalho em parceria com a escola EMEF Profº Jorge Herkrath, focando o combate a DENGUE entre outras doenças.O Projeto Agente Mirim da Saúde surgiu das ações, desenvolvidas pela equipe de Agentes da Saúde, voltadas para a conscientização das crianças e suas famílias sobre a importância que cada um tem no combate a Dengue.

Inicialmente os Agentes Comunitário de Saúde reuniam-se com as crianças nas escolas, levando informações sobre o que é a doença, como a mesma se desenvolve, principais sintomas, meios de transmissão. Além de informar sobre os meios de evitar a proliferação do mosquito transmissor Aedes Aegypti.

Em 2009, o projeto passou a ter o formato de programa. Assim, foram estabelecidos cronogramas de atividades mensais, sendo um mês, atividade externa e outro em sala de aula. Por meio da interação Unidade de Saúde e Escola ocorrem reuniões entre equipes para definir quais ações serão desenvolvidas no controle da Dengue.

Todavia, são abordadas outras questões, como saúde bucal, higiene, postura, nutrição, meio ambiente, diversas doenças, atividade física, combate ao uso de drogas, cidadania, calendário vacinal e o Programa Saúde na Escola.

Para a Agente Comunitária da Saúde Sueli Farias, este evento é uma oportunidade de fortalecer o trabalho realizado pela USF. “A possibilidade de apresentarmos nosso projeto na IV Mostra tem empolgado bastante a equipe. É uma forma de reconhecimento do nosso trabalho. Além disto, o evento proporciona o intercâmbio de experiências, a fim de melhorarmos nossas ações e trazer mais resultados para nosso programa”, declarou Sueli.