Aconteceu nesta quarta-feira, 7 de dezembro, videoconferência sobre o tema "Identificação e Controle Populacional de Cães e Gatos", transmitida para todo o Estado de São Paulo através da Rede do Saber. Participaram da capacitação gestores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SMMAA).
A instrução foi promovida pelo Programa Município Verde Azul e contou com o apoio da Bióloga Liliana Inês Werner e da Médica Veterinária Hélia Maria Piedade, ambas do Centro de Manejo de Fauna Doméstica (CMFD), órgão vinculado ao Departamento de Fauna da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e da Médica Veterinária Adriana Vieira do Instituto Pasteur.
Atualmente o Município Verde Azul contempla em suas diretivas ações em prol da fauna silvestre. A partir de 2017 a fauna doméstica (cães, gatos, suínos, equinos, bovinos) também deverá fazer parte do programa. As técnicas transmitiram aos participantes conceitos importantes sobre legislação, a manutenção de equipes especializadas no município para atendimento de denúncias de maus tratos, a realização de campanhas de castração, vacinação e identificação de animais, entre outros. "Castrar não é só fazer o controle reprodutivo do animal, mas também cuidar e dar uma vida mais longa, feliz e saudável a ele", destacou a Drª Hélia.
Entre os temas abordados estiveram as campanhas educativas, fundamentais para conscientização da população. "É preciso educar e sensibilizar as pessoas em relação ao abandono e maus tratos de animais", lembrou a bióloga Liliana.
Para a veterinária do Instituto Pasteur cuidados básicos na saúde dos animais poderão evitar problemas mais graves no futuro. "Tecnicamente e economicamente para os municípios seria mais interessante investir na Atenção Básica dos animais ao invés de implantar hospitais veterinários públicos por exemplo, pois a maior parte dos problemas crônicos podem ser evitados quando há cuidados anteriores", esclareceu Drª Adriana.