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FEV
24
24 FEV 2017
SERVIÇOS URBANOS
Administração passada deixou mais de 320 pedidos de retiradas de galhada sem atendimento
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O caos generalizado causado pela antiga gestão, que paralisou quasetodos os setores da cidade, também atingiu os serviços urbanos. Desde setembro do ano passado mais de 320 pedidos de retirada de galhadas pelacidade se acumulam no setor.

Um serviço que poderia ter uma solução simples e rápida se tornaainda mais grave quando os três caminhões utilizados para esta finalidadeforam entregues pela antiga administração sem condições de uso.

“Todos os veículos que estavam disponíveis para a realização daretirada de galhadas e limpezas tinham algum tipo de problema, desdemotor a falta de pneu. Então, começamos consertando o que haviaquebrado para depois darmos início ao trabalho”, afirma o técnicomunicipal da pasta, Paulo Sérgio Dias Garcia.

Enquanto os caminhões estavam em conserto, a secretaria seadiantou para fazer a aquisição e compra do material de trabalho para o diaa dia. “Já está em curso um pedido de pregão para contratação de outroscaminhões para auxiliar neste serviço”, ressalta o técnico.

O trabalho começou efetivamente no início de fevereiro em parceriacom a SAE (Superintendência de Água e Esgoto), que futuramente deveráficar responsável pela retirada de galhadas e por toda a logística delimpeza.

De acordo com Paulo, há diversos obstáculos a serem vencidos atéque a quantia de pedidos parados seja zerada, mas com o decorrer dosserviços, a tendência é que os problemas sejam sanados.

“Havia um vício da antiga administração de se limpar apenas aquelagalhada que constava em lista de pedido, o que é prejudicial, porque se háuma galhada em um número de determinado endereço e outra ao lado, nãohá necessidade de se fazer duas viagens. É preciso ter uma organização epor isso, o Prefeito Lucas Pocay determinou que seja feito o máximo delimpeza possível para que a cidade esteja sempre limpa”, afirma.

Desde o início do trabalho, a Prefeitura tem realizado de três a quatropedidos por caminhão por dia, de acordo com a necessidade e quantidadede material recolhido.

“Vale lembrar que estamos sanando os antigos pedidos, mas aomesmo tempo, tem novos pedidos entrando na lista. Então é um trabalhocontínuo que não pode parar”, fala.

Paulo ressalta que tem ocorrido muita irregularidade nos processosde poda e limpeza da cidade, que precisam de esclarecimentos.

“Apopulação precisa se conscientizar que a arborização pública éresponsabilidade da prefeitura e caso contrário, o munícipe está sujeito amulta por infração. Sendo assim, ao mesmo tempo que a secretaria vaifazer a poda, ela tem a responsabilidade de limpar as galhadas. O que temocorrido é que devido ao fato do serviço ter paralisado, muitas pessoasdecidiram por conta própria pagar pela poda da árvore em frente ao seuimóvel e depois entram em contato para a prefeitura retirar a galhada.

Assim como também há pessoas que tem feito a poda da arborizaçãointerna de seus imóveis e acionado a prefeitura para levar as galhadas. Oprocesso correto não é esse. Precisamos que a população esteja conscientepara haver controle sobre as responsabilidades da prefeitura”, afirma.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
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