23 JAN 2014
INFRAESTRUTURA URBANA E OBRAS
Prefeitura executa obras em galeria na Rodovia Raposo Tavares

O Governo de Ourinhos, ciente dos problemas causados em época de chuva na Rodovia Raposo Tavares, no trecho próximo àVolvo e outras empresas,recentemente reuniu-se com representantes das empresas ali instaladas e comprometeu-se em tomar providências para que o problema seja minimizado, determinando à Secretaria de Obras reparo na galeria pluvial que recebe água do córrego da Veada.

O secretário de Obras José Roberto Barros de Carvalho “Betão” explicou o problema. “A galeria que atravessa a rodovia tem 1,5 m de diâmetro. Ela não é cheia, porém é muito volumosa. Quando a água que vem do Córrego Água da Veada atravessa a rodovia, ela cai em uma caixa de distribuição, que possui tubos de 40cm, 60cm e 80cm de diâmetro, o que faz com que a água perca velocidade. Dessa forma estamos usando a mesma caixa e vamos sair dela com uma tubulação de 1,5m de diâmetro, então com essa tubulação maior vamos aumentar a velocidade da água, que não vai mais ficar parada na caixa e os tubos menores, que não vamos destruir, vamos preservar, servirão como válvula de escape”, disse.

Em 2012 a prefeitura conseguiu em Piraju, junto ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo, o empréstimo de maquinário para a fabricação dos tubos pelas equipes da Secretaria de Obras e agora, em nova parceria com o DAEE, o órgão vai ceder uma escavadeira hidráulica grande, que a prefeitura de Ourinhos não possui, para execução da obra.

“Agradeço ao DAEE pela parceria. Já levamos os tubos para a região da Rodovia Raposo Tavares onde a obra será realizada e estamos no aguardo da escavadeira hidráulica que eles vão nos emprestar para que possamos iniciar o trabalho. Pedimos a compreensão das empresas porque estamos num período de chuvas, então temos que trabalhar com uma margem de segurança para que, caso chova, o nosso serviço não seja perdido. Quero destacar também que a prefeita Belkis Fernandes pediu atenção em todos os pontos da cidade, portanto, se chover nós paramos o trabalho nesse local para socorrer outros pontos críticos da cidade e assim não corremos o risco também da chuva estragar a obra dali”, frisou o secretário Betão.

FOTO: Tubos que serão utilizados em reparo de galeria na Rodovia Raposo Tavares, próxima a Volvo