14 OUT 2019
DESENVOLVIMENTO URBANO
Ourinhos está entre as 50 melhores cidades do Brasil para se fazer negócios

A Revista Exame apresenta na edição do dia 16 de outubro o Ranking das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios no Brasil em 2019. Ourinhos aparece entre as 50 primeiras em dois quesitos do levantamento: Capital Humano (44º) e Desenvolvimento Social (34º), à frente de cidades maiores como Bauru e Marília. É um resultado ainda melhor que o apresentado em 2018. A cidade subiu cinco posições em Desenvolvimento Social e uma posição em Capital Humano.

A pesquisa avalia índices do município que proporcionam uma boa qualidade de vida para os moradores e demonstram a evolução econômica local. É um reconhecimento do trabalho da atual gestão em proporcionar o progresso de Ourinhos em diversos setores, como saúde, segurança e educação, o que consequentemente atrai investimentos.

“O empresário verifica todos estes dados antes de escolher onde vai colocar seu dinheiro. Estes números mostram o bom momento pelo qual passa a cidade, fato que traz mais credibilidade para a cidade e com certeza traz bons frutos, que já estamos vendo com diversos empreendimentos se instalando. A marca do governo Lucas Pocay é a inovação e o desenvolvimento em todas as áreas”, declara Frednes Correa Leite, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

O estudo encomendado pela revista levou em conta os 317 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Foram analisados quatro recortes: Desenvolvimento Econômico, Capital Humano, Desenvolvimento Social e Infraestrutura. Com os dados, cada cidade recebe um Índice de Qualidade Mercadológico (IQM).

Ourinhos obteve um IQM de 3.753 na avaliação de Capital Humano, dado pelo estudo como condição fundamental para o desenvolvimento de negócios e atração de empresas em diferentes segmentos econômicos, contrapondo não apenas a oferta do capital humano atual, como também o cenário futuro. A cidade com maior pontuação foi Vitória (ES), com 5.671. Outras cidades da região a figurarem no ranking foram Londrina (PR), 3.756, Assis, 3.592 e Bauru, 3.544 e Marília 3.342.

No recorte de Desenvolvimento Social são verificados os indicadores sociodemográficos, de educação, saúde e segurança. Ourinhos conseguiu um excelente IQM de 3.863. Nesse quesito, Bauru e Marília não pontuaram. A maior pontuadora foi Valinhos/SP, com 4.326.

DESTAQUE

Este é o segundo estudo recente em que Ourinhos consegue uma posição de destaque entre as grandes cidades do Brasil. No levantamento de “Connected Smart Cities 2019”, Ourinhos recebeu nota 4.409 em “Educação” e alcançou o 43º lugar entre os municípios brasileiros. A pesquisa avaliou as cidades inteligentes que integram responsabilidade social, ambiental e econômica.