A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Saúde, desde o início da gestão, vem intensificando as ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Em 2017, contratou e capacitou 30 agentes de Combate às Endemias, reestruturou os serviços de campo, atendendo as demandas apresentadas pelos munícipes, além de ampliar as visitas e ações nos imóveis e comércios da cidade.
Atendendo ao decreto municipal de 6.983 de 04 de abril de 2018, a atual gestão formalizou uma sala de situação para o enfrentamento das arboviroses para discutir ações e estratégias para combater arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela).
Além disso, também formou uma equipe de educação em saúde, que possibilitou desenvolver diversos projetos educativos como, por exemplo, o Saúde e Educação no Parque, com palestras para alunos da rede de educação, o Brigada das Arboviroses, que capacita brigadistas para atuarem em seus ambientes de trabalho e o Multiplicadores Mirins “Semeadores do Amanhã”, que selecionou alunos da rede municipal para serem disseminadores de informações nas escolas e bairros onde vivem.