A Prefeitura de Ourinhos anunciou novas diretrizes para combater o coronavírus no município durante reunião realizada nesta segunda-feira (23) com representantes dos setores executivo, legislativo e judiciário no salão da AERO (Associação dos Engenheiros da Região de Ourinhos).
De acordo com a secretária de Saúde, Cássia Palhas, o objetivo da reunião foi definir, além de novas ações, as estratégias para garantir o cumprimento do decreto estadual, que estipula quarentena de 15 dias a toda população e fechamento de serviços não essenciais a partir desta terça-feira (24).
A Polícia Militar ficou responsável por garantir que o decreto seja atendido. A população pode denunciar através do número 190. A Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Segurança Pública também irão atuar em ações de fiscalização de estabelecimentos.
A administração municipal fará um decreto de interdição de praças públicas para evitar qualquer aglomeração em espaços públicos e também intensificará as ações de comunicação para que a população faça o isolamento social e fique em casa, minimizando assim as fakenews (notícias falsas) referentes aos assuntos relacionados ao coronavírus.
A Secretaria de Saúde fará nesta terça-feira (24) uma reunião com representantes da Santa Casa de toda a região para apresentar novos protocolos para atendimentos de pacientes com o novo vírus. Em Ourinhos, uma das medidas já divulgadas, é a ampliação dos números de leitos de UTI, equipados com respiradores, para atender casos em estado grave de infecção.
Se necessário for, a administração municipal também estuda a utilização de prédios públicos como ala de enfermagem para atender casos de pessoas em estado leve ou intermediário.