06 FEV 2014
SAÚDE
Secretaria de Saúde irá instalar 60 dispensers com preservativos em diversos pontos da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal DST/AIDS, adquiriu 60 dispensers de preservativos do Ministério da Saúde, que serão distribuídos em diversos locais de Ourinhos.

De acordo com a coordenadora do programa municipal DST/AIDS enfermeira Marcela Caldeira da Silva, 15 serão instalados em unidades básicas de saúde e os outros 45 em lugares públicos como bares, boates, clubes, faculdades, grandes empresas e outros órgãos públicos, como Prefeitura e SAE.

“As unidades básicas já distribuem os preservativos, todavia, os mesmos ficam em lugares que não tem grande visualização. Com o dispenser esperamos aumentar a procura da população. Todos serão distribuídos em lugares com alta circulação de pessoas.”, informou.

Marcela também explicou que estes preservativos não tem custos para o município, visto que são cedidos pelo próprio Ministério da Saúde. O encaminhamento de caixas preservativos será realizado por meio do próprio Programa Municipal DST/AIDS. Os responsáveis pelos estabelecimentos com dispensers instalados deverão solicitar novas unidades para reposição, de acordo com a demanda.

“Solicitamos que cada entidade contemplada com um dispenser designe um funcionário para responsabilizar pela manutenção e reposição dos preservativos. Quando necessário, o responsável deverá solicitar para a Secretaria de Saúde encaminhar novas unidades”, explicou.

O intuito desta ação é controlar os avanços dos casos AIDS e demais DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), principalmente entre jovens e adolescentes. “Como a procura é baixa nas unidades de saúde, nós iremos ofertar agora os preservativos gratuitamente mais próximo da população, no local de trabalho, locais de lazer e do cotidiano”, destacou Marcela.

Foto: Coordenadora do programa municipal DST/AIDS enfermeira Marcela informou que 60 dispensers de preservativos, serão distribuídos em diversos locais de Ourinhos