29 MAI 2020
GOVERNO
“Em 22 anos não vi nada parecido”, diz Diretora da Apae sobre as ações de inclusão da Prefeitura

As ações de inclusão social desenvolvidas nos últimos três anos pela Prefeitura de Ourinhos foram elogiadas pela diretora da Apae, Vera Lucia Ferreira de Lima. Há 22 anos na instituição, ela diz não ter presenciado nada parecido na cidade em termos de políticas para deficientes.

Desde o início da atual administração, Ourinhos tem se destacado na promoção de acessibilidade social em todas as áreas, se tornando referência na construção de uma sociedade mais justa e humana, com qualidade de vida a todos.

“Lucas tem um olhar diferenciado para a pessoa com deficiência. Essa política de inclusão que o Lucas criou em Ourinhos, fez a população enxergar a pessoa com deficiência como seres humanos. As empresas começaram a ter outro olhar. Atingimos um número de colocação no mercado de trabalho surpreendente. Foi possível mostrar para a sociedade a importância que a pessoa com deficiência tem”, declara Vera.

Segundo ela, essa maior visibilidade da pessoa com deficiência ocorre principalmente por meio do esporte. O município oferece atualmente dez modalidades para deficientes com a participação de quase 100 atletas paralímpicos, vindos de toda a região, integrantes ou não de entidades assistenciais como a APAE ou a AADF.

“No esporte despontou muito, sem dúvida. Conseguimos fazer uma Olimpíada da Apae em Ourinhos, coisa que a gente nunca conseguiu e foi um sucesso. Praticando esporte, a pessoa com deficiência se soltou mais, conversam melhor, são mais sociáveis. Através dessa política de inclusão, pelo menos, para nós da Apae, com toda certeza, tivemos avanço muito grande, tanto que a Federação das Apaes quer a olímpiada estadual ano que vem em Ourinhos”, diz Vera.

“Tenho 22 anos de Apae e nesse tempo todo nunca tivemos tanto apoio quanto agora. Essa política de apoio à inclusão do Lucas espero que continue. Para os deficientes é muito importante, para a família também porque passou a enxergar melhor o potencial deles. Gestão séria pensa na pessoa como um todo, isso é importante.”

VEJA AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO

ESPORTES

O calendário esportivo do município ganhou diversos eventos como o Dia do Esporte Inclusivo e o Torneio de Futebol de Amputados. Ourinhos também foi sede da Olimpíada Regional das Apaes (Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais) pela primeira vez, reunindo centenas de atletas de 13 associações da região que disputaram oito modalidades esportivas.

CULTURA

Na Cultura, a reforma do teatro municipal irá atender a legislação de acessibilidade. Em outubro de 2018, Ourinhos realizou pela primeira vez o 1º Encontro da Cultura Surda no Teatro Municipal com uma programação especial ao público participante. A Secretaria de Cultura também oferece curso de libras gratuito a população na Biblioteca Municipal Tristão de Athaide.

TRANSPORTE

No setor de infraestrutura e serviços, veículos antigos que não possuíam adaptações para pessoas com deficiência foram trocados e agora estão em acordo com a legislação de acessibilidade. Em um projeto voltado para recuperação das praças da cidade, a Prefeitura também tem atendido a legislação implementando rampas e demarcações nas esquinas das praças que ainda não possuem adaptações.

CIDADANIA

No comércio, o Prefeito Lucas Pocay implantou uma lei de iniciativa do vereador Carlinhos da Lambo, que visa atender e propagar a cultura bilíngue, progredindo para a participação efetiva da Cultura Surda em nosso município, promovendo mais inclusão, autoestima e autonomia.

ASSISTÊNCIA

Na área da Assistência Social, uma parceria entre a Prefeitura de Ourinhos e AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico) permitiu desenvolver o projeto de equoterapia, oferecendo a oportunidade de adquirir mais autonomia e desenvolvimento psicomotor através das aulas de equitação.

EDUCAÇÃO

Ourinhos é considerado um dos municípios mais bem preparados e equipados para o atendimento de crianças portadoras de deficiências. Atualmente a Educação Especial atende 212 estudantes, sendo 26 alunos nas Emeis e 186 nas Emefs. Para oferecer atendimento especializado, a Prefeitura de Ourinhos mantém equipe e estrutura adequados. São 18 psicopedagogos, 134 professores de educação especial para atendimento individualizado e 10 estagiários. As aulas são ministradas em 14 salas de recursos multifuncionais, inclusive com máquina de escrever em braille.

SAÚDE

Na área da Saúde, a Prefeitura de Ourinhos transferiu os serviços que eram centralizados no serviço de saúde mental para os postos de saúde dos bairros. Também criou o programa Remédio em Casa para levar medicamentos a pessoas acamadas e deficientes.

MOBILIDADE

Ourinhos possui 35 Km de ciclovias interligando 15 bairros da cidade. Além de favorecer a prática de esportes, como o ciclismo, corrida e caminhada. O dispositivo vem sendo utilizado como locomoção para o trabalho, para o lazer e promoção à saúde. As ciclovias se transformaram no maior projeto de mobilidade urbana da história de Ourinhos e também em importante ação de inclusão social, tanto que a presença de famílias, idosos e cadeirantes é cada vez mais frequente.

EXEMPLO

O pioneirismo em políticas públicas inclusivas e de acessibilidade, sendo referência entre os 645 municípios do estado de São Paulo, credenciou o município de Ourinhos a inaugurar, no final de 2019, a 1ª Caravana da Inclusão, programa do Governo do Estado que percorre municípios paulistas para divulgar projetos em benefício das pessoas com deficiência. O evento ocorrido na FAPI reuniu cerca de 1.000 pessoas, entre agentes públicos e representantes de entidades assistenciais de toda a região, inclusivo a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.