A Prefeitura de Ourinhos criou o maior programa esportivo da história com dezenas de modalidades e acesso a inclusão.
Taís Aparecida de Godoi, 33, e Leonardo Custódio de Oliveira, 28, se conheceram em Jacarezinho (PR), na Ajadavi (Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Deficiente Visual). Hoje são casados e estão entre os dez melhores atletas de lançamento de disco, dardo e peso do Brasil.
Foi no Paraná que iniciaram as atividades esportivas, mas foi em Ourinhos que ambos encontraram estrutura para aprimorar os treinamentos. Os dois integram a equipe paralímpica da Secretaria Municipal de Esportes em um projeto que agrega quase 100 atletas em dez modalidades inclusivas.
Taís adquiriu aos 24 anos deficiência visual total. Após uma fase de negação e adaptação a sua nova condição, foi no esporte que encontrou forças e motivação para continuar em frente.
“O esporte surgiu através do Leonardo e da Ajadavi. Comecei com a corrida e hoje faço disco, dardo e peso. Sempre morei em Ourinhos, mas não tinha esporte adaptado como agora. Estou na Secretaria de Esportes há dois anos. Atualmente sou a 7ª melhor do Brasil, competindo de igual para igual com as melhores. O apoio do poder público é essencial. Em Ourinhos os professores se dedicaram para se adaptar a nós. A Prefeitura nos ajuda quando vamos aos jogos, com transporte, alimentação, provas pagas. É um custo alto, mas a Prefeitura nunca negou o auxílio”, diz.
Leonardo diz que o esporte começou cedo em sua vida. Até os 9 anos, quando ainda tinha um pouco da visão, costumava jogar futebol e andar de bicicleta. Hoje ele tem deficiência visual total e no esporte, assim como sua mulher, se destaca na modalidade de lançamento de disco, dardo e peso.
“Sou do Paraná. Estou em Ourinhos há três meses. Vim pelos melhores recursos de treinamento, mais puxado porque trabalhamos em cima de índices. Em Ourinhos, a Secretaria de Esportes oferece estrutura e profissionais para treinos mais consistentes. Temos apoio. Agora depende de mim”, afirma Leonardo, que no ano passado se classificou em 8º lugar geral em todo o Brasil.
ESPORTE INCLUSIVO
Capoeira, judô, xadrez, tênis em cadeira de rodas, WCMX (esporte radical em cadeira de rodas), atletismo, natação, futebol, tênis de mesa e mountain bike são as modalidades que integram o esporte inclusivo de Ourinhos, um projeto que está mudando vidas e gerando oportunidades de integração social. A Prefeitura de Ourinhos fornece todas as condições necessárias para os treinamentos, como infraestrutura, equipamentos e professores.